Logo Folha de Pernambuco

bolsa de valores

Wall Street fecha com tendências mistas após indicador decepcionante

Publicação do índice ISM mostrou uma nova desaceleração da atividade industrial nos Estados Unidos

Índice ficou em 48,7% em maio, em comparação com 49,2% em abrilÍndice ficou em 48,7% em maio, em comparação com 49,2% em abril - Foto: Canva/Reprodução

A Bolsa de Valores de Nova York fechou com resultados mistos nesta segunda-feira (3), após a publicação de um indicador econômico decepcionante, embora o mercado tenha se recuperado no final do dia.

O Dow Jones terminou em baixa (-0,30%), enquanto o Nasdaq e o S&P 500 subiram 0,56% e 0,11%, respectivamente.

A sessão havia começado com boas expectativas por ser a primeira do mês, mas o clima esfriou com a publicação do índice ISM, que mostrou uma nova desaceleração da atividade industrial nos Estados Unidos.

O índice ficou em 48,7% em maio, em comparação com 49,2% em abril. Qualquer valor abaixo de 50% indica contração da atividade.

"Isso nos envia sinais de fraqueza que são difíceis de ignorar", comentou em nota Mark Streiber, da FHN Financial.

Os operadores também notaram que o índice de preços pagos incluído no relatório caiu de 60,9% para 57%. "Isso é apenas um pequeno alívio porque um índice acima de 50% significa que os preços continuam subindo".

Esses dados abalaram o mercado de títulos e o rendimento dos papéis do Tesouro com vencimento em dez anos caiu para 4,39%, o nível mais baixo em duas semanas, contra 4,49% no fechamento de sexta-feira.

O índice Nasdaq foi novamente impulsionado por um punhado de titãs do setor de tecnologia, sobretudo a Nvidia (+4,90%), gigante dos microprocessadores que se tornaram essenciais para o desenvolvimento de inteligência artificial (IA) generativa.

A empresa apresentou no domingo um novo semicondutor especializado em IA, menos de três meses após seu modelo anterior.

O Dow Jones sofreu, arrastado por várias ações cíclicas, ou seja, sensíveis à situação econômica, em particular Dow (-2,71%), Caterpillar (-2,12%) e Home Depot (-2,05%).

No restante da Bolsa, a Paramount Global subiu 7,47% depois que a CNBC informou que a acionista majoritária do grupo de entretenimento, Shari Redstone, havia alcançado um acordo de fusão com o estúdio Skydance Media.

Nesta segunda-feira, o mercado ficou assustado ao ver a ação da Berkshire Hathaway, o grupo de Warren Buffett, cair 99,97% em poucos segundos, antes de ser suspensa.

Procurada pela AFP, a Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) indicou que se tratou de um "problema técnico" que afetou cerca de 40 empresas e que foi resolvido no meio do dia.

Veja também

Newsletter