Wall Street fecha com tendências mistas após indicador decepcionante
Publicação do índice ISM mostrou uma nova desaceleração da atividade industrial nos Estados Unidos
A Bolsa de Valores de Nova York fechou com resultados mistos nesta segunda-feira (3), após a publicação de um indicador econômico decepcionante, embora o mercado tenha se recuperado no final do dia.
O Dow Jones terminou em baixa (-0,30%), enquanto o Nasdaq e o S&P 500 subiram 0,56% e 0,11%, respectivamente.
Leia também
• Ações desabam 99% na Bolsa de Nova York após falha técnica; entenda
• Bolsas da Europa fecham na maioria em alta, à espera do BCE, mas com baixa modesta em Londres
A sessão havia começado com boas expectativas por ser a primeira do mês, mas o clima esfriou com a publicação do índice ISM, que mostrou uma nova desaceleração da atividade industrial nos Estados Unidos.
O índice ficou em 48,7% em maio, em comparação com 49,2% em abril. Qualquer valor abaixo de 50% indica contração da atividade.
"Isso nos envia sinais de fraqueza que são difíceis de ignorar", comentou em nota Mark Streiber, da FHN Financial.
Os operadores também notaram que o índice de preços pagos incluído no relatório caiu de 60,9% para 57%. "Isso é apenas um pequeno alívio porque um índice acima de 50% significa que os preços continuam subindo".
Esses dados abalaram o mercado de títulos e o rendimento dos papéis do Tesouro com vencimento em dez anos caiu para 4,39%, o nível mais baixo em duas semanas, contra 4,49% no fechamento de sexta-feira.
O índice Nasdaq foi novamente impulsionado por um punhado de titãs do setor de tecnologia, sobretudo a Nvidia (+4,90%), gigante dos microprocessadores que se tornaram essenciais para o desenvolvimento de inteligência artificial (IA) generativa.
A empresa apresentou no domingo um novo semicondutor especializado em IA, menos de três meses após seu modelo anterior.
O Dow Jones sofreu, arrastado por várias ações cíclicas, ou seja, sensíveis à situação econômica, em particular Dow (-2,71%), Caterpillar (-2,12%) e Home Depot (-2,05%).
No restante da Bolsa, a Paramount Global subiu 7,47% depois que a CNBC informou que a acionista majoritária do grupo de entretenimento, Shari Redstone, havia alcançado um acordo de fusão com o estúdio Skydance Media.
Nesta segunda-feira, o mercado ficou assustado ao ver a ação da Berkshire Hathaway, o grupo de Warren Buffett, cair 99,97% em poucos segundos, antes de ser suspensa.
Procurada pela AFP, a Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) indicou que se tratou de um "problema técnico" que afetou cerca de 40 empresas e que foi resolvido no meio do dia.