Logo Folha de Pernambuco

Wall Street

Wall Street fecha em alta após queda nas taxas dos títulos do Tesouro

No fechamento do pregão, o índice Dow Jones Industrial registrou alta de 0,39%

A Bolsa de Nova York fechou em alta nesta quarta-feira (4)A Bolsa de Nova York fechou em alta nesta quarta-feira (4) - Foto: Richard A. Brooks/AFP

A Bolsa de Nova York fechou em alta nesta quarta-feira (4), impulsionada pela queda de rendimento dos papéis do Tesouro e por dados de emprego inferiores ao esperado no setor privado, o que reduz a pressão de alta sobre os juros do banco central americano.

No fechamento do pregão, o índice Dow Jones Industrial registrou alta de 0,39%, o tecnológico Nasdaq subiu 1,35% e o S&P 500 avançou 0,81%.

“O relatório da ADP [sobre os dados do emprego no país] foi o incidente hoje”, resumiu Steve Sosnick, da Interactive Brokers.

O setor privado criou 89.000 empregos em setembro, quase a metade dos 150.000 esperados pelos economistas.

“O mercado de trabalho está desacelerando”, destacou Jeffrey Roach, da LPL Financial, “o que aliviou a pressão sobre o Fed [Federal Reserve, o banco central americano], que está preocupado com uma segunda onda de inflação”, um características características por aumentos salariais para compensar o aumento nos preços, criando uma espiral inflacionária.

Os operadores também observaram uma nova moderação no aumento dos segundos, pelo décimo segundo mês consecutivo, a ADP.

Esses dados aliviaram a pressão no mercado de títulos públicos, e os rendimentos dos papéis do Tesouro com vencimento em dez anos, que, ao longo da semana, atingiram 4,88%, o pico em 16 anos, caiu para 4,73%.

As ações “tinham caído demais”, segundo Sosnick, “é lógico que, com uma queda nos rendimentos dos títulos públicos, elas se recuperem”.

Outros indicadores publicados nesta quarta-feira relativizaram a desaceleração da maior economia do mundo, disse José Torres, da Interactive Brokers.

A atividade no setor de serviços nos Estados Unidos registrou crescimento pelo no mês consecutivo em setembro, e os executivos das empresas têm, em geral, uma visão positiva das condições econômicas, de acordo com a pesquisa mensal divulgada nesta quarta-feira pela federação profissional ISM .

O índice que avalia este setor recuou 0,9 pontos percentuais em relação a agosto, mas permanece acima do nível de 50% que indica uma expansão da atividade, ao ficar em 53,6%, praticamente conforme o esperado pelos analistas, segundo o consenso reunido pelo briefing.com.

Muitas empresas de tecnologia, como Alphabet (+2,23%) e Amazon (+1,83%), contribuíram no alto do dia.

As empresas petrolíferas, por outro lado, sofreram com uma queda de mais de 5% no preço do petróleo nesta quarta-feira. ExxonMobil (-3,74%) e Chevron (-2,33%) registraram quedas expressivas.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter