Logo Folha de Pernambuco

Bolsa de Valores

Wall Street fecha em alta, com novos recordes para Dow Jones e S&P 500

O Dow Jones (+0,09%) e o índice ampliado S&P 500 (+0,40%) marcaram novos recordes de fechamento

Dólar Dólar  - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/Arquivo

A Bolsa de Valores de Nova York fechou em alta nesta sexta-feira (18), com novos recordes para Dow Jones e S&P 500, e impulsionou pelos resultados empresariais alentadores e indicadores positivos sobre a economia americana.

O Dow Jones (+0,09%) e o índice ampliado S&P 500 (+0,40%) marcaram novos recordes de fechamento, enquanto o Nasdaq avançou 0,63%.

“As publicações corporativas explicam grande parte do ocorrido hoje”, comentou Angelo Kourkafas, da Edward Jones.

Nesta nova onda ficou a Netflix (+11,09%), que voltou a superar as expectativas dos analistas e prevê continuar crescendo apesar da intensa concorrência.

“A Netflix ganhou a guerra mundial do streaming”, afirmou Jeffrey Wlodarczak, da Pivotal Research Group, em nota. Em um ano, a cotação disparou 90%.

Também divulgaram resultados American Express (-3,15%) e SLB (-4,71%), cujos números também superaram a variação do mercado.

Embora o tom geral tenha sido positivo, foi sobretudo o setor tecnológico que mostrou força. Isso ocorreu graças à Netflix, mas também à Apple (+1,23%). Na China, as vendas do iPhone 16, o último modelo do fabricante, foram 20% superiores às de seu antecessor durante suas três primeiras semanas no mercado.

Para Kourkafas, o mercado nova-iorquino também foi favorecido pelo dado de crescimento da China, que ficou em 4,6% em 12 meses no terceiro trimestre, o mais fraco em um ano e meio.

Um último fator a favor da renda variável foi o relaxamento dos rendimentos dos títulos de renda fixa. O rendimento da dívida pública americana com vencimento em dois anos foi de 3,95%, contra 3,97% do fechamento de ontem.

No plano macroeconômico, os investidores continuam tendo em mente a imagem de uma “economia sólida”, segundo Kourkafas, que cita o barômetro GDPNow da sucursal de Atlanta do Federal Reserve (Fed, banco central americano), que estima um crescimento de 3,4 % em 12 meses no terceiro trimestre.

Se essa cifra for confirmada, será superior ao segundo trimestre (+3,0%).

Veja também

Petrobras e Vale firmam acordo para uso de diesel renovável
COMBUSTÍVEL

Petrobras e Vale firmam acordo para uso de diesel renovável

Autoridade de dados vai pedir explicações ao X, de Elon Musk, sobre nova política para treinar IA
Elon Musk

Autoridade de dados vai pedir explicações ao X, de Elon Musk, sobre nova política para treinar IA

Newsletter