Logo Folha de Pernambuco

EUA

Wall Street fecha em alta impulsionado pela boa saúde da economia dos EUA

A economia dos Estados Unidos criou 303 mil empregos em março

Wall Street fecha em alta impulsionado pela boa saúde da economia dos EUAWall Street fecha em alta impulsionado pela boa saúde da economia dos EUA - Foto: Juan Mabromata/AFP

A Bolsa de Nova York fechou em alta nesta sexta-feira (5) após um relatório de empregos que indicou um mercado de trabalho saudável nos Estados Unidos em março.

O índice industrial Dow Jones subiu 0,80%, o tecnológico Nasdaq avançou 1,24%, e o amplo S&P 500 teve um aumento de 1,11%.

A economia dos Estados Unidos criou 303 mil empregos em março, segundo o Departamento do Trabalho, muito além dos 200 mil esperados pelo mercado. É o número mais alto desde maio de 2023.

"O mercado de trabalho continua forte e a economia americana segue criando empregos em um ritmo constante", resumiu em nota Rubeela Farooqi, analista da High Frequency Economics.

"O crescimento elevado do emprego e a queda na taxa de desemprego (de 3,9% para 3,8%) podem levar o Federal Reserve (Fed, banco central) a rever suas projeções de cortes de taxas (de juros) em 2024", acrescentou.

A perspectiva de taxas altas por mais tempo é teoricamente desfavorável para as ações, mas Wall Street se concentrou nos bons dados de emprego como positivos para a economia.

"Parte desse movimento é uma recuperação após a queda de quinta-feira", disse Steve Sosnick, analista da Interactive Brokers. O especialista observa também um sinal de que o mercado "talvez pense que vale mais a pena se preocupar com a economia do que com quando as taxas de juros irão cair" este ano.

Ao mesmo tempo, "o Fed não precisa ver o mercado de trabalho caindo para começar a reduzir suas taxas", refletiu em nota Nancy Vanden Houten, analista da Oxford Economics.

"Eles serão guiados principalmente pela progressão dos salários e da inflação, que esperamos que vá se moderar nos próximos meses", acrescentou.

O otimismo do dia levou as gigantes de tecnologia a um movimento de alta, em particular Meta, Amazon e Nvidia.

Enquanto isso, graças à alta dos preços do petróleo para recordes em cinco meses, a ExxonMobil (+1,38%) atingiu nesta sexta-feira sua maior capitalização.

ConocoPhillips (+1,34%) e Occidental Petroleum (+2,40%) também subiram.

Veja também

Newsletter