Logo Folha de Pernambuco

Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta impulsionado por setor tecnológico

As ações de tecnologia recuperaram o fôlego impulsionadas pela abertura de uma conferência de desenvolvedores da Nvidia

O índice Dow Jones subiu 0,20%O índice Dow Jones subiu 0,20% - Foto: Reprodução/Internet

A Bolsa de Nova York fechou em alta nesta segunda-feira (18), após duas semanas de perdas, impulsionada pelo setor de tecnologia que recebeu várias novidades na área de inteligência artificial (IA).

O índice Dow Jones subiu 0,20%, o Nasdaq, de tecnologia, 0,82%, e índice ampliado S&P 500 avançou 0,63%.

As ações de tecnologia recuperaram o fôlego impulsionadas pela abertura de uma conferência de desenvolvedores da Nvidia em Santa Clara, Califórnia.

O fabricante de microchips de alta potência, estrela de Wall Street, anunciou uma nova geração de processadores destinados à IA.

"Precisamos de GPUs [unidades de processamento gráfico] maiores. [...] Gostaria de apresentar a vocês uma GPU grande", disse o presidente da empresa, Jensen Huang, na conferência.

Assim, a Nvidia lançou seu novo produto, batizado de "Blackwell", enquanto busca se consolidar como o principal fornecedor desses componentes-chave para o mundo da IA.

"Saímos de duas semanas de fraqueza, então é mais fácil gerar entusiasmo", resumiu Art Hogan, da B. Riley Wealth Management.

A Nvidia, que subiu mais de 4% durante o dia, fechou com um avanço mais modesto, de 0,70%, a 884,55 dólares.

Esta conferência anual "tende a impulsionar os preços de todo o ecossistema em torno da inteligência artificial", acrescentou Hogan.

Além deste evento, os investidores foram motivados pelas negociações entre Apple e Alphabet para integrar o programa de IA da matriz do Google, chamado "Gemini", nos novos iPhones.

A Apple está buscando se associar com o Google para atualizar seu sistema operacional iOS, que provavelmente equipará seu próximo iPhone, esperado para este ano.

A Alphabet subiu 4,44%, para 148,48 dólares, enquanto a Apple avançou 0,64%, para 173,72 dólares por ação.

A Tesla, que perdeu mais de 30% em bolsa desde o início do ano, disparou 6,25% depois que seu fundador, Elon Musk, indicou em uma mensagem na rede social X que os preços do Model Y subiriam em breve em 1.000 dólares.

Esta semana será crucial em termos macroeconômicos, com reuniões de política monetária no Japão, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Suíça.

O Federal Reserve (banco central dos EUA) se reunirá na terça e quarta-feira

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter