Logo Folha de Pernambuco

Wall Street

Wall Street fecha em baixa em dia de preocupação para os mercados

O rendimento dos títulos do Tesouro a 10 anos alcançou 4,40%, pela primeira vez em mais de quatro meses

Dólar Dólar  - Foto: Canva/Reprodução

A Bolsa de Nova York fechou em baixa nesta terça-feira (2), em um dia de preocupação nos mercados devido ao aumento das taxas dos títulos do Tesouro e dos preços internacionais do petróleo.

No entanto, o mercado não entrou em pânico. O índice industrial Dow Jones cedeu 1,00% no fechamento, o tecnológico Nasdaq perdeu 0,95%, e o índice amplo S&P 500 baixou 0,72%.

"O aumento das taxas dos títulos é uma desculpa para retirar um pouco de dinheiro da mesa e realizar alguns lucros", explicou Patrick O'Hare, do site especializado Briefing.com.

O rendimento dos títulos do Tesouro a 10 anos alcançou 4,40%, pela primeira vez em mais de quatro meses.

Essa tensão se deve à publicação de dados positivos na indústria manufatureira dos Estados Unidos na segunda-feira, especialmente em relação aos preços, que mostram uma inflação ainda persistente.

Para O'Hare, Wall Street também ressentiu o aumento do petróleo, que atingiu o máximo em cinco meses devido à degradação da situação geopolítica no Oriente Médio.

Além disso, os investidores viram no relatório de empregos JOLTS desta terça-feira uma nova indicação de que a maior economia do mundo continua forte, apesar das altas taxas de juros.

O documento mostrou que, em fevereiro, a taxa de demissões foi inferior ao registro pré-pandemia de covid-19.

O mercado também recebeu más notícias de algumas empresas, como o conglomerado PVH Corp (-22,22%), que controla as marcas Calvin Klein e Tommy Hilfiger.

Nesta terça-feira, também caíram os valores do setor de seguros de saúde, especialmente UnitedHealth Group (-6,44%), que representa mais de 8% do Dow Jones, e Humana (-13,41%) ou CVS Heatlth (-7,21%).

Isso ocorreu em reação à decisão do governo dos EUA de fixar as tarifas de seu programa de cobertura de saúde Medicare Advantage em um nível mais baixo do que o esperado, o que prejudica suas margens de lucro.

No final do pregão, os índices se recuperaram um pouco e limitaram suas perdas.

"Não há sensação de pânico", resumiu O'Hare. É uma "consolidação ordenada", acrescentou.

Entre os destaques do dia, a fabricante de automóveis elétricos Tesla esteve na lista de perdedores com uma queda de 4,97%, após divulgar números de vendas significativamente inferiores ao esperado para o primeiro trimestre.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter