Wall Street fecha em forte alta após primeiro sinal positivo da inflação
O índice Dow Jones avançou 1,04% a 39.765,64 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq subiu 2,43%
A bolsa de Nova York fechou em forte alta, nesta terça-feira (13), após um primeiro sinal positivo da inflação nos Estados Unidos, que ajudou os investidores a se voltarem para as ações de tecnologia.
O índice Dow Jones avançou 1,04% a 39.765,64 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq subiu 2,43% a 17.187,61 unidades e o S&P 500, 1,68% a 5.434,43.
A alta dos preços no atacado moderou-se em julho nos Estados Unidos, em linha com o que era esperado pelos analistas. Os preços ao produtor subiram 0,1% em julho frente a 0,2% no mês anterior, segundo o índice de preços PPI, publicado nesta terça pelo Departamento do Comércio.
Leia também
• Wall Street fecha semana agitada em leve alta
• Wall Street sobe e se recupera das perdas da semana
• Wall Street fecha em forte queda: Dow Jones recua 2,60%; Nasdaq, 3,43% e S&P 500, 2,99%
Este aumento corresponde ao esperado pelo mercado, segundo o consenso reunido pelo site briefing.com.
Em 12 meses, a alta chegou a 2,2%, um mínimo desde março passado (2%).
Esta moderação nos preços do atacado se soma a outros sinais que "ajudarão a conter a inflação no segundo semestre de 2024", afirmou Oren Klachkin, economista da Nationwide Financial Markets.
O índice IPC para julho será conhecido na quarta-feira, antes da abertura de Wall Street.
"A tendência da inflação segue em uma boa direção e a evolução dos preços atacadistas é uma boa notícia, já que o índice PPI geralmente antecipa o que vai acontecer em seguida com os preços ao consumo", afirmou Tom Cahill, da Ventura Wealth Management.
Tudo "isso sugere que o Fed vai, muito provavelmente, baixar as taxas" básicas de juros, acrescentou o analista, em declarações à AFP.
Entre os valores do dia, a Starbucks teve a melhor sessão de sua história, com alta de 24,50%, a 95,90 dólares.
A gigante americana do café, que há meses enfrenta uma redução da atividade em um contexto de aumento dos preços e pressão de seus acionistas, anunciou, nesta terça, a saída com efeito imediato de seu número um, Laxman Narasimhan.
No cargo há 16 meses, ele será substituído a partir de 9 de setembro pelo presidente da rede de restaurantes de fast-food Chipotle, Brian Niccol.
A Chipotle, ao contrário, registrou perdas de 7,50%, a 51,68 dólares.
A Home Depot, que anunciou vendas trimestrais abaixo do esperado, mas um lucro maior do que as estimativas, subiu 1,23%, a 350 dólares por ação, uma alta impulsionada também pela perspectiva de um corte nas taxas de juros nos Estados Unidos.
As gigantes tecnológicas impulsionaram o Nasdaq, com altas para a Nvidia (+6,53%), Apple (+1,72%) e Tesla (+5,24%).