Logo Folha de Pernambuco

Economia

Wall Street fecha em queda, após divulgação de dado da inflação nos EUA

Wall Street abriu em alta, mas mudou de rumo, depois da divulgação do dado da inflação

Wall Street Wall Street  - Foto: Angela Weiss / AFP

A bolsa de Nova York fechou em baixa, nesta quinta-feira (12), depois da divulgação do dado da inflação nos Estados Unidos em setembro, pior que o esperado, o que fez os rendimentos dos bônus do Tesouro subirem.

O índice Dow Jones recuou 0,51%, a 33.631,14 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq perdeu 0,63%, a 13.574,22 unidades, e o S&P 500 caiu 0,62%, a 4.369,61.

Wall Street abriu em alta, mas mudou de rumo, depois da divulgação do dado da inflação.

O aumento dos preços em 12 meses nos Estados Unidos se manteve em 3,7% em setembro, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), publicado nesta quinta pelo Departamento do Trabalho, e na medição mês a mês, a inflação moderou-se pela primeira vez desde maio, com uma variação de 0,4% frente ao 0,6% de agosto.

Mas o dado em um ano decepcionou os analistas, que esperavam uma queda de 3,6%, segundo avaliação da MarketWatch.

Se forem excluídos os preços da alimentação e da energia, os mais voláteis, a chamada inflação subjacente caiu na medição em 12 meses, situando-se em 4,1%.

Esta mudança de tendência, depois de várias sessões no azul desde a sexta-feira, "ocorreu por causa da inflação e das taxas de juros", explicou Jack Ablin, especialista em estratégia de investimentos na Cresset.

"A inflação ficou acima do esperado e o rendimento dos bônus do Tesouro a dez anos subiu", resumiu o analista. Embora considere que o dado não é forte o suficiente "para mudar a visão do Federal Reserve, é um pouco decepcionante", acrescentou, em alusão ao Fed, o banco central americano.

Os rendimentos dos bônus a dez anos voltaram a subir, a 4,70% contra 4,55% na quarta-feira. Os títulos a dois anos voltaram a render mais de 5%.

Veja também

Newsletter