Logo Folha de Pernambuco

Bolsa de Nova York

Wall Street fecha no positivo com recorde para Nasdaq e S&P 500

Os gigantes da infraestrutura para telecomunicações Broadcom (+5,41%) e Qualcomm (+3,20%) se beneficiaram do impulso

Impulsionado pelas gigantes Microsoft e Apple, o Nasdaq atingiu um novo máximo ao ganhar 0,95%Impulsionado pelas gigantes Microsoft e Apple, o Nasdaq atingiu um novo máximo ao ganhar 0,95% - Foto: Canva/Reprodução

A bolsa de Nova York fechou em alta nesta segunda-feira (17), novamente com recordes para o índice tecnológico Nasdaq e o S&P 500.

Impulsionado pelas gigantes Microsoft e Apple, o Nasdaq atingiu um novo máximo ao ganhar 0,95%, chegando a 17.857,02 pontos, e o S&P 500 subiu 0,77% para outro recorde, a 5.473,23 unidades. O Dow Jones, por sua vez, ganhou 0,49%, alcançando 38.778,10 pontos.

"O mercado se mostra resiliente, sustentado pela avidez [pelos valores da] inteligência artificial", resumiu Peter Cardillo, da Spartan Capital.

Mas, desta vez, não foram as ações da estrela do setor, Nvidia, que impulsionaram a alta, embora seus microchips muito procurados a tornem a líder do movimento de alta vinculado à IA. O fabricante perdeu 0,68%, mas sua capitalização de mercado está quase igual à da Apple (+1,97%) e da Microsoft (+1,31%).

"O avanço dos títulos de tecnologia ligados ao desenvolvimento da IA superou o restante do mercado" este ano, destacou Art Hogan da B. Riley Wealth Management.

Os gigantes da infraestrutura para telecomunicações Broadcom (+5,41%) e Qualcomm (+3,20%) se beneficiaram do impulso que a transmissão de serviços vinculados à inteligência artificial dará e fortaleceram a alta. 

A Intel, outra gigante dos microprocessadores, ganhou 1,63%.

Alguns valores do setor de vendas no varejo também ganharam terreno nesta segunda-feira. Os investidores aguardam para terça-feira os dados mensais de vendas no varejo nos Estados Unidos.

Assim, a Best Buy ganhou 4,64%, também ajudada por comentários favoráveis de analistas e pelo anúncio de um dividendo para seus acionistas; a Target subiu 2,70% e os supermercados Costco 1,43%.

Entre os destaques do dia também esteve a Boeing, que ganhou 0,7% enquanto os mercados aguardam uma audiência, na terça-feira, em uma subcomissão do Senado, em relação aos problemas de segurança nas aeronaves da fabricante.

Esta semana, os mercados americanos permanecerão fechados pelo feriado de quarta-feira, 19 de junho, o "Juneteenth", que celebra o fim da escravidão nos Estados Unidos.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter