Nova York

Wall Street fecha semana no azul

O mercado de trabalho nos Estados Unidos se mostrou muito mais sólido do que o esperado em novembro

A bolsa de Nova York fechou a sessão dividida A bolsa de Nova York fechou a sessão dividida  - Foto: Angela Weiss/AFP

A bolsa de valores de Nova York terminou a semana em terreno positivo nesta sexta-feira (8), apesar de um mercado de trabalho mais dinâmico do que o esperado nos Estados Unidos antes da reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

O índice Dow Jones subiu 0,36%, para 36.247,87 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq avançou 0,45% (14.403,97), e o S&P 500, 0,41% (4.604,37), atingindo o nível mais alto do ano.

O mercado de trabalho nos Estados Unidos se mostrou muito mais sólido do que o esperado em novembro, com 199.000 postos de trabalho líquidos criados, um aumento em relação aos 150.000 de outubro, segundo números publicados nesta sexta-feira pelo Departamento de Trabalho.

Também é superior aos 175.000 postos esperados pelo mercado, segundo o consenso reunido pelo site Briefing.com.

"O mercado de trabalho continua sólido, com um crescimento do emprego que continua sendo robusto e uma taxa de desemprego em níveis extraordinariamente baixos", comentou Rubeela Farooqi, economista da High Frequency Economics, em uma nota de análise.

A escassez de mão de obra fez subir os salários e pressionou para cima os preços nos últimos anos. O Fed, com sua política de aumento das taxas, buscou encarecer os créditos e esfriar assim o consumo e o investimento.

O banco central deseja certo esfriamento do mercado de trabalho que ajude a manter o aumento de preços sob controle.

Na terça e na quarta-feira, o Fed terá sua última reunião de política monetária do ano e o mercado espera que mantenha suas taxas de juros estáveis pela terceira ocasião consecutiva.

Os dados de emprego de novembro não modificam as perspectivas para o Fed, estimou Rubeela Farooqi: "Os juros estão em um máximo [em 22 anos] e a próxima medida do Fed será uma redução das taxas, provavelmente em meados do ano que vem".

"Se excluímos o impacto do retorno" aos trabalhos "dos grevistas" das "três grandes" montadoras de Detroit - Ford, GM e Stellantis - "o desgaste lento do mercado de trabalho continua", indicou à AFP Angelo Kourkafas, estrategista de investimentos do Edward Jones.

Além disso, o dado de confiança dos consumidores foi positivo para o mercado.

Segundo o dado preliminar da pesquisa da Universidade de Michigan, as famílias estão com melhor ânimo em relação à economia, mas, além disso, suas expectativas sobre a inflação diminuíram claramente.

Entre as ações do dia o destaque ficou para empresas de semicondutores como Intel (+1,30%) e Nvidia (+1,95%).

Veja também

Como o Mickey 'paraguaio' se tornou um sucesso que nem a Disney conseguiu conter
NEGÓCIOS

Como o Mickey 'paraguaio' se tornou um sucesso que nem a Disney conseguiu conter

Bolsas da Europa avançam com expectativa de ciclo sustentado de afrouxamento pelo Fed
bolsa de valores

Bolsas da Europa avançam com expectativa de ciclo sustentado de afrouxamento pelo Fed

Newsletter