Logo Folha de Pernambuco

Bolsa de Nova York

Wall Street ignora medo de escalada russo-ucraniana e fecha sem tendências definidas

O Dow Jones, por sua vez, se beneficiou dos bons resultados trimestrais

DólarDólar - Foto: Canva

A bolsa de Nova York fechou sem tendências definidas, mas inclinada para o terreno positivo, com dois de seus principais índices fechando no azul, após superar os receios de uma escalada na guerra entre Rússia e Ucrânia.

O índice tecnológico Nasdaq e o ampliado S&P 500 fecharam em alta, respectivamente, de 1,04% e 0,40%, enquanto o industrial Dow Jones fechou em leve queda de 0,28%.

A bolsa abriu a sessão no vermelho, afetada pela nova realidade do conflito entre Rússia e Ucrânia.

Nesta terça-feira, o presidente russo, Vladimir Putin, assinou um decreto que amplia as possibilidades de uso de armas nucleares, logo depois de os Estados Unidos autorizarem a Ucrânia a atacar o solo russo com mísseis de longo alcance de fabricação americana.

Kiev anunciou, nesta terça, ter disparado mísseis de longo alcance fornecidos por Washington contra o território russo, inaugurando, assim, uma "nova fase da guerra", segundo Moscou.

O ataque ocorreu na província fronteiriça de Briansk, com mísseis americanos ATACMS, confirmou, nesta terça, à AFP, um alto funcionário ucraniano após um anúncio de Moscou.

Como ocorreu no caso das tensões na Rússia, na China ou no Oriente Médio, a praça nova-iorquina mostrou-se mais resiliente às turbulências do que as bolsas europeias.

Frankfurt (-0,67%), Londres (-0,13%), Paris (-0,67%) e Milão (-1,28%) fecharam em queda.

"Somos nosso próprio continente", comentou Kim Forrest, da Bokeh Capital Partners.

O mercado ignorou a geopolítica "porque amanhã [quarta-feira], vem a Nvidia", que publicará seus resultados, acrescentou a gerente.

Os dados trimestrais sobre o desempenho do grupo californiano de semicondutores serão publicados após o fechamento desta quarta-feira e são muito aguardados pelo mercado.

"É muito importante", insistiu Forrest, pois "se este mercado [Wall Street] seguir subindo, é porque aposta em que Microsoft, Meta e Google continuam gastando como loucos para alimentar sua oferta de IA (inteligência artificial)".

Antes destes resultados, a Nvidia, cujos chips são muito procurados para o desenvolvimento da IA generativa, disparou, alcançando 4,89%, levando consigo a Amazon (+1,44%) e a Meta (+1,21%), outros pesos pesados da IA.

O Dow Jones, por sua vez, se beneficiou dos bons resultados trimestrais e de um aumento nas previsões do Walmart, que fechou em alta de 3%.

Apesar do desempenho da varejista, o principal índice de Wall Street sofreu o impacto das quedas de algumas grandes empresas que o integram, particularmente do setor financeiro, como Goldman Sachs (-1,12%) e JPMorgan Chase (-0,79%), ou industriais, como 3M (-1,52%) e Honeywell (-0,28%).

Entre os valores do dia, a Netflix alcançou um novo máximo de capitalização na bolsa, com alta de 2,87%, após anunciar que uma luta de boxe transmitida na plataforma na noite de sexta-feira foi assistida por 108 milhões de pessoas, um recorde para transmissões do esporte por "streaming".

Veja também

Trump acompanha lançamento de foguete da SpaceX ao lado de Musk
SpaceX

Trump acompanha lançamento de foguete da SpaceX ao lado de Musk

Mega-Sena acumula e irá sortear prêmio de R$ 18 milhões
LOTERIA

Mega-Sena acumula e irá sortear prêmio de R$ 18 milhões

Newsletter