Logo Folha de Pernambuco

Bolsa de Nova York

Wall Street recupera impulso e termina em alta

O Dow Jones subiu 1,20%

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/Arquivo

A Bolsa de Nova York terminou em alta nesta segunda-feira (9), em um dia de menor pessimismo no mercado em relação à saúde da economia mundial.

O Dow Jones subiu 1,20%, enquanto o tecnológico Nasdaq e o S&P 500 avançaram 1,16%.

"Por enquanto, o mercado vendeu o suficiente", resumiu Kim Forrest, da Bokeh Capital Partners.

O Nasdaq vinha de sua pior semana desde junho de 2022, enquanto o S&P 500 havia registrado seu pior desempenho desde março de 2023.

Após o relatório de emprego dos Estados Unidos na sexta-feira, que desanimou os investidores, o mercado se recuperou nesta segunda-feira. O índice VIX, que mede a ansiedade dos investidores, caiu 13%.

Os operadores deixaram de lado os títulos do Tesouro, um refúgio seguro em momentos de incerteza, e voltaram a investir em ações.

Alguns dos valores mais voláteis da Bolsa de Nova York subiram fortemente, como o criador de criptomoedas Marathon Digital Holdings (+9,35%) ou o grupo de mídia do candidato presidencial republicano Donald Trump, TMTG (+5,50%).

O TMTG também se beneficiou de novas pesquisas mais favoráveis ao ex-presidente republicano, que está empatado com a candidata democrata, a vice-presidente Kamala Harris, para as eleições de 5 de novembro.

Outros ativos que foram muito prejudicados na semana passada, como o fabricante de microprocessadores Nvidia (+3,54%), Super Micro (+6,06%) e Marvell Technology (+4,12%), também recuperaram terreno.

Wall Street aguarda nesta semana o índice de preços ao consumidor (CPI, sigla em inglês) na quarta-feira, o índice de inflação no atacado (PPI) na quinta-feira e, na sexta-feira, a pesquisa mensal da Universidade de Michigan sobre a confiança dos consumidores na economia.

A Apple fechou estável (+0,04%) no dia de lançamento do seu iPhone 16, o primeiro a integrar seu sistema de inteligência artificial (IA) generativa.

Veja também

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol
NEGÓCIOS

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol

Cerca de 30 mil candidatos negros voltam a disputar vagas no CNU
CONCURSO PÚBLICO

Cerca de 30 mil candidatos negros voltam a disputar vagas no CNU

Newsletter