Wellington Dias: Lula quer compreender a redação de cada medida do ajuste fiscal
""O objetivo é garantir que se tenha todo o cuidado nas medidas de ajuste. Todo o cuidado. O presidente tem um compromisso, sim.", afirmou
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou na tarde desta sexta-feira, 8, à CNN Brasil que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer compreender "a redação de cada medida" do plano de corte de gastos proposto pela equipe econômica.
Segundo o ministro, o chefe do Executivo não é refratário ao compromisso fiscal, mas não deseja que a conta recaia para a população mais vulnerável.
Leia também
• Golpistas do 8 de janeiro monitoravam segurança de Lula e planejavam raptar presidente
• Energia, cinema, seguro de veículo, contrafilé e costela pressionam IPCA
• À espera de ajuste fiscal, Ibovespa cai 0,51%, aos 129,6 mil pontos
"O objetivo é garantir que se tenha todo o cuidado nas medidas de ajuste. Todo o cuidado. O presidente tem um compromisso, sim. Não tem nenhum presidente que tenha mais compromisso com o equilíbrio fiscal. Ele sabe que o equilíbrio fiscal, o superávit, significa inclusive maior capacidade de investimento. Mas não quer que essa carga caia sobre os mais pobres. Para essa proteção social não faltará dinheiro", afirmou
A pasta de Dias é uma das visadas para contribuir com o ajuste fiscal. Ontem, em nota à imprensa, ele disse que o governo não vai cortar "nenhum benefício" de quem tem direito ao Bolsa Família e ao Benefício de Prestação Continuada. A revisão no BPC é uma das medidas estudadas pela equipe econômica para conter os gastos.
Na entrevista à CNN hoje, Dias minimizou os relatos de atritos entre os ministros da ala social e econômica, reforçando que a equipe ministerial segue unida.
"Todo o esforço do ministro Fernanda Haddad é de encontrar uma equação a partir das vitórias que tivemos com o crescimento da economia e daquilo que for possível de se ter redução de despesas e dar o equilíbrio", afirmou Dias.