Logo Folha de Pernambuco

Redes Sociais

WhatsApp testa recurso que permite usuário enviar mensagens para plataformas concorrentes

Nova funcionalidade permitiria comunicação com Telegram e Signal, por exemplo. Empresa estaria se adequado à nova regra da União Europeia, revela site especializado

WhatsappWhatsapp - Foto: Alfredo Rivera / Pixabay

O WhatsApp está testando uma nova função que permite enviar mensagens para aplicativos rivais, como Telegram e Signal. A informação foi divulgado pelo site especializado em acompanhar atualizações da plataforma da Meta, o WABetaInfo.

Procurado pelo Globo, o WhatsApp disse que não iria comentar. Mas o WABetaInfo divulgou uma captura de tela que mostra uma aba do novo recurso , que ainda não está em funcionamento.

De acordo com o portal, o recurso é uma resposta às novas regulamentações da União Europeia sobre a concorrência, conhecida como Lei dos Mercados Digitais (DMA). O marco regulatório impôs regras a plataformas grandes demais para permitir a concorrência justa.

Entre essas regras, está a exigência de interoperabilidade - ou seja, que plataformas de mensagens como WhatsApp permitam que seus usuários se comuniquem a partir delas com aplicativos rivais. .

iPhone mais barato: lojas dão desconto de até 40% em modelos anteriores

Com a função, uma pessoa que utiliza o WhatsApp, por exemplo, poderia enviar uma mensagem para um usuário do Telegram ou do Signal, e vice-versa. Quando estiver funcionando, o usuário poderá decidir se bloqueia a função de integração entre plataformas concorrentes, segundo prevê a regulamentação.

O WhatsApp tem até seis meses para cumprir as exigências da UE e se alinhar as regulamentações. O site aponta que ainda não se sabe se o recurso será liberado para outros países fora da União Europeia.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter