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WhatsApp traz ao Brasil recurso que integra 100% dos e-commerces ao app

Magalu é a primeira empresa a adotar o novo recurso, que incorpora todo estoque de produtos da verjistas ao chat, atualiza os itens em tempo real e tira dúvidas de consumidores por mensagem

WhatsApp Business Summit, em São Paulo, destacou esforços do app para área de negócios WhatsApp Business Summit, em São Paulo, destacou esforços do app para área de negócios  - Foto: Divulgação/WhatsApp

O Magazine Luiza é a primeira empresa brasileira a testar um novo recurso do WhatsApp que permite a integração completa de e-commerces ao aplicativo de mensagens. A ferramenta, que está em fase de testes no Brasil e já foi lançada na Índia, é fruto de uma parceria com a empresa de inteligência artificial Smarters.

Nesta quarta-feira, durante o WhatsApp Business Summit, em São Paulo, executivos da Meta apresentaram o recurso que começou a ser rodado na semana passada. Na prática, ele amplia as possibilidades de venda pelo aplicativo de mensageria.

— Hoje já existe a possibilidade de você criar o seu catálogo no WhatsApp, mas existem limitações, como quantidades de produto e falta de integração com o catálogo da empresa — explica Guilherme Horn, head do WhatsApp na América Latina. — O objetivo é facilitar cada vez mais todos os momentos da jornada. Então nós estamos trazendo para o WhatsApp toda a experiência que já existe fora do WhatsApp.

A novidade faz parte da estratégia do Meta de aumentar a monetização do aplicativo de mensageria, que tem 197 milhões de usuários no Brasil. Segundo a empresa, o país, junto com Indonésia e Índia, é peça chave nos planos da empresa de testar novos recursos de negócios.

Na Índia, a integração total do app com comércio digital foi lançada no ano passado com a JioMart. Por lá, é possível realizar todos os passos da compra pelo aplicativo - incluindo o apartamento.

No caso do Magalu e da Época Cosméticos, do grupo Magazine Luiza, os consumidores vão acessar o mesmo catálogo de produtos das lojas virtuais no chat da empresa no WhatsApp.

Por lá, é possível buscar produtos, pesquisar preço e adicionar itens ao carrinho de compra. O recurso também permite que, pela conversa, o consumidor tire dúvidas, peça por variações de um item (como tamanho ou cor) ou solicite mais detalhes sobre um produto.

Depois que o consumidor adiciona os produtos ao carrinho de compra, ele é direcionado ao site para finalizar a compra. Diferente do acontece hoje, todo o estoque da empresa é integrado às informações do catálogo, com preço e disponibilidade de unidades, são atualizadas em tempo real.

— Isso significa que o consumidor que entrar no contato do WhatsApp do Magalu ou da Época Cosméticos pode começar uma conversa e navegar por todos os produtos que temos no nosso aplicativo a partir do WhatsApp — diz Eduardo Galanternick, vice-presidente de novos negócios do Magazine Luiza.

Por enquanto, o recurso está disponível apenas para usuários que fazem parte dos testes que envolvem Magalu e WhatsAp. Segundo a varejista, o recurso será aberto em breve para todos os consumidores. A expectativa do WhatsApp é expandir a ferramenta para todos os negócios, mas ainda não há uma data para isso.

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