Logo Folha de Pernambuco

INVESTIMENTOS

Obras do terminal de contêineres da APM no Porto de Suape vão começar em janeiro de 2024

Na fase de construção do TUP, a previsão é que sejam gerados cerca de 500 empregos diretos e outros 2 mil indiretos

Aristides: "Podemos antecipar a inauguração do terminal, mas a data que a gente não pode perder é 31 de julho de 2026, já considerando algum atraso"Aristides: "Podemos antecipar a inauguração do terminal, mas a data que a gente não pode perder é 31 de julho de 2026, já considerando algum atraso" - Foto: Divulgação

A APM Terminals, subsidiária da A.P Moller-Maersk Group, que, em outubro último, assinou o aditivo do contrato de adesão à propriedade do Estaleiro Atlântico Sul (EAS), firmado com o Ministério dos Portos e Aeroportos, já tem data marcada para o início das obras do Terminal de Uso Privativo (TUP) da empresa no Porto de Suape. Em janeiro de 2024, a APM começa a demolição das estruturas existentes lá e, paralelo a isso, lança o edital para a escolha da empresa que construirá o cais do TUP. 

Os investimentos iniciais são da ordem de R$ 1,6 bilhão nas três primeiras etapas (armazéns, cais e pátio). Na fase de construção, a previsão é que sejam gerados cerca de 500 empregos diretos e outros 2 mil indiretos. Quando o terminal entrar em operação, a previsão é de serem gerados aproximadamente 350 empregos diretos e 1,4 mil indiretos. 

“A demolição vai demorar de quatro a seis meses, porque no local há muita estrutura para pôr abaixo. É preciso mobilizar toda a parte de equipamentos e isso demora de 20 dias a 25 dias; a gente vai ter que retirar muita coisa. Então, não é simplesmente colocar tudo abaixo, tem que remover”, informou o diretor presidente da APM Terminals Suape, Aristides Júnior.

O novo terminal de contêineres ocupará cerca de 50 hectares. A capacidade inicial de movimentação será de 400 mil TEUs (Twenty Feet Equivalent Unit) - a unidade equivale a um contêiner de 20 pés. O equipamento possibilitará mais conexões com os principais portos do mundo, além de incrementar o volume de movimentação de cargas de cabotagem.

Segundo Aristides, a obra que vai demandar mais tempo é o pátio, onde serão armazenados os contêineres, que começará a ser construído logo depois da demolição, mas é a obra que vai demandar mais tempo para ficar pronta. “Eventualmente, podemos antecipar a inauguração do terminal, mas a data que a gente não pode perder é 31 de julho de 2026, já considerando algum atraso”, revelou. Ao final de dez anos, a previsão de investimentos da APM no atracadouro é de R$ 2,8 bilhões.

O executivo adianta que a estratégia do grupo é ser um grande integrador logístico, ou seja, único provedor ao cliente, simplificando a logística. “Essa integração vai proporcionar confiabilidade, previsibilidade e visibilidade. Para isso funcionar, temos todos os ativos. Fazemos tudo, de ponta a ponta, não terceirizamos nada”, revelou.

De acordo com Aristides, o cliente pode escolher qual o nível de serviço ele quer. É uma estratégia da companhia. O cliente escolhe se deseja aderir ou não aderir aos serviços integrados. 

A decisão de partir para um serviço de integração logística, que se deu há seis anos, foi possível, segundo Aristides, porque a A.P. Moller-Maersk dispõe de terminais, navios, caminhões, armazéns, aviões e rebocadores próprios. Ainda de acordo com o executivo, em alguns países, como nos EUA, a integração logística da APM já está mais avançada.

“O problema do Brasil é a carência de infraestrutura, que acaba trazendo alguns desafios para a gente. A acessibilidade de navios nos portos brasileiros ainda é um problema. No caso da dragagem, por exemplo, o País ainda não tem capacidade de receber navios de 14 mil TEUs ou 16 mil TEUs. A maior economia da América Latina, umas das maiores do mundo e não consegue atender esses tipos de navios. Na Costa Oeste da América Latina, o Peru, a Guatemala e a Colômbia atendem”, comparou ele.

Veja também

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"
IA

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"

Newsletter