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Zendesk Relate 2025: CTO da empresa na América Latina fala sobre futuro híbrido entre IA e humanos

Walter Hildebrandi detalhou como acha que a experiência do cliente e os próprios profissionais podem ser otimizados com uso de IA

Walter Hildebrandi falou sobre os rumos da IA em CXWalter Hildebrandi falou sobre os rumos da IA em CX - Foto: Gabriella Autran/Folha de Pernambuco

Las Vegas (EUA) - O que você espera do atendimento quando precisa resolver um problema envolvendo o seu cartão de crédito ou mesmo a sua assinatura de telefone? Você prefere ser atendido por um robô ou por uma pessoa? No chat ou por ligação?

Os questionamentos se multiplicam quando o assunto é o uso de inteligência artificial no atendimento ao cliente.

É para apontar algumas respostas e exemplificar soluções que o evento anual da Zendesk, o Relate 2025, reúne, até esta quinta-feira (27), no Aria Hotel, em Las Vegas, no estado de Nevada, nos Estados Unidos, especialistas, imprensa, clientes e funcionários.

A Zendesk atua no segmento business-to-business, ou B2B, ou seja, é uma empresa que presta serviço para outras empresas. A companhia oferece serviço impulsionado por inteligência artificial (IA), (em inglês, Agentic AI-powered).

Ou seja, ela vende a tecnologia necessária para a empresa abrir canais de comunicação com os seus consumidores e seus funcionários. No Brasil, entre seus clientes, estão nomes como Tramontina e MadeiraMadeira.

Como parte da agenda de abertura para a imprensa, na terça-feira (25), o Chief Technology Officer (CTO) da Zendesk na América Latina, Walter Hildebrandi, concedeu entrevista.

Zendesk Relate 2025 acontece em Las VegasZendesk Relate 2025 acontece em Las Vegas | Foto: Gabriella Autran/Folha de Pernambuco

 

Ele falou sobre o futuro que enxerga da inteligência artificial (IA) na experiência do cliente (do inglês, "consumer experience", CX) e o que a empresa tem feito para aprimorar a relação entre IA e seres humanos a fim de traçar um futuro híbrido quando se refere a essas forças de trabalho.

“O futuro que a gente enxerga não é um futuro que ele vai ser 100% inteligência artificial. Ele é um futuro que será o ser humano, o atendimento humano, com a inteligência artificial. Quando falo desse atendimento humano, ele pode se valer também da inteligência artificial”, pontuou Hildebrandi.

A Zendesk, inclusive, lança, durante o Relate 2025, a Zendesk Resolution Platform com IA, que possibilitará às empresas clientes um controle maior das operações. Tudo através de um conjunto de ferramentas avançadas que permite o acesso integrado a gráficos e painéis de conhecimento abrangente, ações e integrações, governança e controle, além de mensuração e insights.

Segundo Walter, os esforços são voltados para a resolução dos problemas do cliente final.

“O que a gente quer como consumidor, independente de qual é a idade, é que o problema seja resolvido e no canal que eu escolher, né? Então, por isso que é importante toda empresa ter mais de um canal e que esses canais estejam conectados”, destacou.

Diferentes expectativas
Se por um lado há as expectativas do cliente final, também há aquelas da empresa que contrata o tipo de serviço que a Zendesk oferece. Quando se fala em uso de IA, ainda há mais uma camada nessa relação, principalmente porque as facilidades de reprodução de voz e mesmo da comunicação via chat podem minar postos de trabalho em um futuro próximo.

De acordo com Walter Hildebrandi, no entanto, esse é um mercado de alta rotatividade quando se fala nos funcionários, e a IA, no lugar de substituir, pode acelerar o processo de treinamento dessa pessoa.

“Quando a rotatividade é grande, o que que você tem que fazer? Treinar, capacitar e até que essa pessoa esteja produtiva, leva tempo. Com inteligência artificial, você acelera essa curva, você ajuda essa pessoa que acabou de entrar a que ela seja produtiva mais rapidamente”, destaca.

Chefe de tecnologia da Zendesk na América Latina falou sobre rumos da IA em CXCTO da Zendesk na América Latina falou sobre rumos da IA em CX | Foto: Gabriella Autran/Folha de Pernambuco

Avanço rápido
Característica desta era digital, os avanços ocorrem à velocidade jamais possível de comparar com outros momentos da história da humanidade. Com o uso de IA, não funciona diferente. Segundo Walter, falar de futuro nessa área, dentro da Zendesk, só é possível quando se trata dos próximos três meses.

“Nosso projeto de inteligência de artificial começou em 2021, quando a gente comprou uma empresa portuguesa chamada Cleverly. Depois daquilo, a gente já fez mais quatro aquisições. As quatro aquisições para quatro problemas diferentes, mas a base de todas elas é inteligência artificial. Então, essas quatro aquisições foram num intervalo de 2 anos só, né? A coisa tá andando numa velocidade muito rápida e eu não sei dizer o que que é futuro para mais de três meses”, explica  Hildebrandi.

Segurança do cliente final
Quando se fala no atendimento ao cliente por meio digital, a segurança dos dados que precisam ser disponibilizados para a resolução do problema é sempre uma questão. Nesse sentido, o CTO diz que o fato mais importante dessa equação é a rastreabilidade.

“A gente tem N coisas que a gente pode fazer. Então, primeiro a gente tem que ser capaz de rastrear tudo o que foi feito por cada pessoa. De duas maneiras, então, essa pessoa, o que ela viu, e não o que ela fez [em relação aos dados do cliente]”, explica Walter.

Ele ainda destaca que isso vale tanto para atendentes humanos quanto para IA.

“Eu tenho um atendente, ele viu o CPF dessa pessoa, sim ou não? E depois eu posso auditar ao contrário. Quem viu esse CPF? Então, tudo que essa pessoa fez e depois do outro lado, pegar um dado e rastrear todo mundo que viu ou mudou esse determinado dado […]  Eu tenho que ser capaz, quando você fala de IA e o momento em que a gente tá de acreditar na tecnologia e assim por diante, é que eu possa rastrear o que ela falou. Então, a inteligência artificial chegou lá e falou isso, isso, isso. Por que ela chegou nessa condição ou nessa resposta?”, detalha.

A partir desse controle, é possível identificar possíveis lacunas de segurança em relação aos dados dos clientes e fazer ajustes de quem vai ter acesso e como.

"Controlar não só o humano, o que ele tá vendo, o que ele tá acessando, mas também garantir esse controle nos mecanismos de inteligência artificial", finaliza Walter Hildebrandi.

Sobre a Zendesk
Sediada em São Francisco, nos Estados Unidos, a Zendesk existe desde 2007 e tem 17 escritórios espalhados pelo mundo, incluindo no Brasil, mais precisamente na cidade de São Paulo. Ainda há bases da empresa, além de na América do Norte, na Europa, Ásia e no Pacífico.

A meta da Zendesk é, até 2027, alcançar US$ 3 bilhões em receita. Para conseguir o objetivo, segundo a própria empresa, tem acelerado seus investimentos em inovação orgânica e inorgânica para construir a plataforma de CX mais completa e impulsionada por IA do mercado.

De 2023 até 2025, a Zendesk não só lançou produtos importantes para o mercado, mas também adquiriu plataformas para somar ao trabalho já realizado. De lá para cá, foi lançada a Zendesk AI e foram adquiridas Tymeshift, Klaus, Ultimate e, mais recentemente, a Local Measure.

Zendesk Relate 2025
A empresa apresenta as principais tendências quando se fala em experiência do cliente.

Líderes da Zendesk e especialistas explicam, em painéis durante todos os dias, novidades do setor, bem como discutem o futuro do atendimento ao cliente.

A programação do evento ainda traz outras lideranças mundiais, a exemplo da ex-primeira-ministra da Nova Zelândia Jacinda Ardern, do comediante sul-africano Trevor Noah, da atriz Tracee Ellis Ross e da perfumista Jo Malone.

Confira a programação completa do evento clicando aqui.

*A jornalista viajou a convite da Zendesk

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