Alunos protagonistas participam ativamente da gestão escolar
Entre os destaques do modelo integral, está uma participação ativa dos estudantes no desenvolvimento do local de estudo
Durante o isolamento social, o aumento da evasão dos estudantes preocupou os gestores de instituições de ensino no Brasil. Os motivos que podem levar o aluno a tomar esta decisão são vários: ingresso precoce no mercado de trabalho; a falta de acesso a serviços como internet; falta de equipamentos necessários para acompanhar as aulas; e até mesmo a desmotivação no modelo remoto.
Como solução, o EREM Emídio Cavalcanti Albuquerque adotou um sistema de reinclusão dos evadidos às atividades escolares, em conjunto com o programa de alunos protagonistas. Juntamente com funcionários e professores, colegas do estudante evadido auxiliavam em seu retorno à sala de aula.
“Tentamos o contato por telefone com a família, fomos aos Correios mandar cartas, fomos para a rádio comunitária e, por fim, fomos presencialmente para as casas. Foi uma quantidade considerável de retorno, aproximadamente 70% dos evasivos”, disse Renata Almeida, gestora.
O conceito de alunos protagonistas é incluído em escolas de Pernambuco desde 2008. A principal premissa é elevar a condição do estudante de apenas absorver conhecimento, para ser um agente mais ativo no dia a dia escolar, elaborando eventos e atividades extracurriculares e auxiliando os colegas de sala, professores e gestão.
“Sempre que posso, eu chego junto com a coordenação, ajudo alguns alunos quando eles precisam, levo para a sala de aula, ajudo a conseguir fardas. Temos vários projetos que desenvolvemos e estamos sempre incentivando eles (alunos) a praticar as coisas aqui da escola”, declarou Fábio José, um dos alunos protagonistas no EREM Emídio Cavalcanti Albuquerque.