Logo Folha de Pernambuco

Enem

Estudar ou descansar durante o recesso? Saiba o melhor a ser feito na preparação para o Enem

A caminhada até conseguir a vaga no vestibular tem um ritmo frenético e, por isso, é necessário desacelerar em alguns momentos

EstudantesEstudantes - Foto: Agência Educa Mais Brasil

O período de férias escolares chegou. Apesar de ser o momento de descanso para a maioria, alguns estudantes, sobretudo aqueles que estão prestes a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares, aproveitam esse momento para se preparar para as provas.

Com tanto tempo de sobra, muitos jovens se sobrecarregam de matérias e exercícios e acabam esquecendo que descansar também é importante nesta etapa. Professora de Geografia, Larissa Furtado explica que a caminhada ao longo do Ensino Médio até conseguir a tão sonhada vaga no vestibular tem um ritmo frenético e, por isso, é necessário desacelerar em alguns momentos.

"Ninguém é uma máquina. É preciso respirar e curtir momentos de lazer com a família, pois ajuda a aliviar a pressão dessa fase", comentou Larissa. É aliviando a pressão que os vestibulandos conseguem ganhar mais energia e voltarem ao foco total mais regozijados. Ainda conforme a professora, as famílias precisam ser grandes aliadas nessa fase.

Aprendeu na pele

Recém-aprovada para o terceiro ano do ensino médio, a aluna Jamilly Lins, 16, começou sua jornada rumo à universidade já no fim do último ano do fundamental. Mas foi só no segundo ano que ela percebeu que precisava parar às vezes. “Existe uma pressão absurda com o Enem, como se aquela prova determinasse o quão esforçado fomos ou o quão inteligente somos. Mas definitivamente não é assim. Percebi que me saía melhor nos simulados em que eu estava preparada na mesma medida em que estava descansada”, revelou Jamilly.

“Já deixei de curtir momentos em família por achar que eu não podia ter tempo livre, já que sempre tinha matéria para estudar, mas isso me deixou triste, cansada e longe do meu rendimento ideal”, emendou.

Como fazer

De acordo com a professora, o vestibulando precisa ser organizado. “É muito importante ter um cronograma de estudos, estabelecer metas, prazos e ser responsável com tudo isso, respeitando o seu tempo”, determina Furtado. O ideal é balancear os momentos de descanso e de estudo.

Uma outra dica é investir em conteúdos  alternativos, que são aqueles que auxiliam nos estudos ao mesmo tempo em que servem de lazer, como séries, filmes, livros, músicas. “Existem inúmeras possibilidades que, se usadas com inteligência, podem ser um grande bônus que alia os estudos com a diversão, deixando tudo bem mais leve”, finalizou a professora.

Newsletter