Logo Folha de Pernambuco

Enem 2021

Polícia Militar e Grande Recife montam esquemas especiais para o Enem; veja como ficam

Efetivo da PMPE terá 4247 militares distribuídos por todo o Estado. Para facilitar o deslocamento, o Grande Recife vai reforçar 22 linhas

Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Maria de Menezes Guimarães, localizada em Itacuruba, no Sertão do São FranciscoEscola de Referência em Ensino Médio (EREM) Maria de Menezes Guimarães, localizada em Itacuruba, no Sertão do São Francisco - Foto: Arquivo/SEE

Com a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos domingos (21 e 28), Pernambuco, que tem 178.777 inscritos, contará com esquema especial da Polícia Militar e também de transporte público, que ganha um reforço em 22 linhas de ônibus.

Considerando os dois dias de provas, a PM contará com um efetivo de 4247 profissionais na Operação Enem 2021.  O número representa um aumento de aproximadamente 40% em relação ao Enem 2020.

Diretor adjunto de planejamento operacional da PMPE, Coronel Alexandre Tavares detalhou a divisão do grupamento na operação. Os militares serão distribuídos em 83 municípios do Estado, mais o Distrito de Fernando de Noronha, nos 820 locais de aplicação e vão atuar desde o transporte das provas até o momento em que os cartões respostas são levados de volta para os locais que serão validados. 

"Esse aporte de policiamento voltado para o exame amplia a segurança pública para a realização do Enem 2021 e também dá uma solidificação no nosso policiamento, para que possa prestar uma qualidade de serviço melhor", afirmou o Coronel Alexandre Tavares.

Toda a ação será monitorada através do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) que estará observando o que acontece nos locais de prova e nas vias que dão acesso a esses prédios. Vários órgãos estão envolvidos nesse processo, como as operativas da Secretaria de Defesa Social, os Correios, entre outros.

A Operação é um convênio com o  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Anísio Teixeira, INEP, que prevê o pagamento de uma cota de jornada extra de serviço, o que garantirá o lançamento dos policiais, sem comprometer a segurança nas outras regiões do Estado nesses dois dias de provas.

Transporte

Considerando o aumento do fluxo nos dias do exame e tendo em vista que a frota diminui aos domingos, o Grande Recife também montou um esquema especial para auxiliar no deslocamento dos feras da Região Metropolitana. A operação de 22 linhas serão reforçadas. Juntas, estas linhas terão à disposição 104 ônibus que, ao total, farão 999 viagens ao longo do dia, totalizando 23 veículos e 177 viagens a mais que em domingos normais.

Linhas de ônibus que serão reforçadas no domingo

Newsletter