Logo Folha de Pernambuco

Enem

Saiba como o Método Pomodoro pode ajudar nos estudos

Técnica auxilia os estudantes a se concentrarem e administrarem melhor o tempo, e assim, conseguir melhor resultado nas provas

O termo "pomodoro", que significa tomate em italiano, surgiu porque Francesco Cirilo utilizava um relógio em forma de tomate parta cronometrar os intervalos.O termo "pomodoro", que significa tomate em italiano, surgiu porque Francesco Cirilo utilizava um relógio em forma de tomate parta cronometrar os intervalos. - Foto: Getty Imagens

Criada em 1980 pelo italiano Francesco Cirilo, o Método Pomodoro é uma técnica voltada para organização do tempo. O método consiste em uma filosofia sistemática que proporciona a maximização do foco e da criatividade do estudante, permitindo que ele consiga absorver o máximo de conteúdo possível com menos procrastinação. 

Por conta do isolamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19, muitos estudantes precisaram se adaptar para estudar dentro de casa. Nesse período, as distrações se tornaram cada vez mais frequentes, principalmente por causa do uso excessivo dos equipamentos eletrônicos para amenizar o ócio da rotina. Com isso, ficou cada vez mais difícil se concentrar diariamente e ter uma rotina de estudos produtiva. 

Com a técnica pomodoro, o aluno irá dividir seu tempo em pequenos períodos e realizar pausas periódicas entre eles, funcionando da seguinte forma: o estudante estuda por 25 minutos e, depois disso, realiza uma pausa de cinco. “Muitos alunos têm dificuldades de organizar o seu tempo de estudos em casa, inclusive é um dos fatores que mais geram lacunas de aprendizagem nos estudantes. Esse método foi pensado justamente para gerenciar o tempo e gerar alto rendimento para o indivíduo, independente de onde ele for aplicar”, destaca a consultora pedagógica da plataforma SAS, Mayara Gama. 

A estudante Letícia Barbosa, de 22 anos, utiliza a técnica para estudar para o Enem e conta como era antes de aderir ao método. ''Passava horas vendo coisas no celular e no final do dia sentia que meu rendimento não tinha sido legal. Ficava desesperada porque acumulava muito conteúdo e não sabia administrar o tempo. Desde que conheci a técnica pomodoro eu sinto que os resultados estão bem melhores e meu rendimento melhorou bastante”, destaca.
 

Os benefícios da técnica Pomodoro para o dia a diaEscreva a legenda aqui



Como surgiu?

O termo "pomodoro”, que significa tomate em italiano, surgiu porque Francesco Cirilo utilizava um relógio em forma de tomate parta cronometrar os intervalos.  Em seu livro The Pomodoro Technique (A Técnica Pomodoro, em tradução para o português), Francesco fala sobre a importância de  ficar atento as distrações durante a execução da técnica. “A duração de um pomodoro – 25 minutos – parece breve o suficiente para que seja possível resistir à distração causada por diversos tipos de interrupção. No entanto, a experiência mostra que, ao começar a usar a Técnica Pomodoro, as interrupções podem se tornar um problema real. Por isso é necessário criar uma estratégia eficiente para minimizá-las e aumentar progressivamente o número de pomodoros finalizados de maneira consistente e ininterrupta".

 

Veja também

Newsletter