Saiba o que é o TRI, metodologia de correção do Enem
Processo usado nas correções das provas do Enem prioriza o acerto das questões simples
Conhecida popularmente como o TRI, a Teoria de Resposta ao Item é uma metodologia utilizada para as correções de provas do Enem, que é capaz de analisar as questões respondidas pelo estudante e atribuir um valor diferente em cada uma. Dessa forma, a nota do candidato não será baseada na quantidade de acertos que ele obteve, mas sim no nível das questões que ele conseguiu acertar.
O diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS e professor de matemática, Ademar Celedônio, conta como funciona esse método. “Essa teoria tenta medir a proficiência do aluno de acordo com a coerência pedagógica. O aluno que acerta questões mais fáceis acaba tendo uma nota maior do que um aluno que acerta apenas questões mais difíceis, mesmo as quantidades sendo iguais”, explica.
Leia também
• Entidades estudantis pedem ao STF para reabrir inscrições do Enem com isenção
• Saiba como utilizar elementos da cultura pop na redação do Enem
• Pelo segundo ano consecutivo, Folha de Pernambuco disponibiliza conteúdo gratuito para o Enem
Isso acontece porque o sistema analisa as respostas do aluno e observa se ele errou muitas perguntas da categoria fácil e acertou muitas perguntas da categoria difícil. Caso isso ocorra, o TRI considera o fato estatisticamente improvável e entende que o estudante chutou as questões, diminuindo o valor da média do aluno. Ou seja, não é a quantidade de acertos que define a nota, mas sim o grau de dificuldade que ela possui e quais as questões que foram erradas.
O estudante Walisson José, de 23 anos, contou que sempre fica atento para não ser prejudicado pela metodologia. “O TRI ajuda a aumentar a minha pontuação, visto que as questões mais fáceis valem mais. Mas em compensação, eu preciso ter a atenção redobrada”, afirma.
O método a seu favor
“Responder as questões mais fáceis faz com que o aluno ganhe mais pontos. Nas provas, o aluno deve observar quais são os verbos de comando que estão nas questões. O comando da questão pode sinalizar para o aluno quais são as questões fáceis, médias e difíceis. Por exemplo, verbos como “identificar” e “caracterizar”, que são mais simples, dizem respeito a questões mais fáceis. Por outro lado, verbos como “refletindo sobre o texto” ou “de acordo com o texto” podem estar relacionadas a questões médias e difíceis” lembra o professor Ademar.
O objetivo do TRI, é evitar que o aluno use a sorte para conseguir boas médias. Por isso, é importante que o candidato esteja preparado para a prova, leia atentamente os enunciados e mantenha a calma para assegurar uma reflexão consistente na hora de responder as questões e evitar o chute.