Educação

Saiba o que é o TRI, metodologia de correção do Enem

Processo usado nas correções das provas do Enem prioriza o acerto das questões simples

A nota do candidato não será baseada na quantidade de acertos que ele obteve, mas sim no nível das questões que ele conseguiu acertar.A nota do candidato não será baseada na quantidade de acertos que ele obteve, mas sim no nível das questões que ele conseguiu acertar. - Foto: Divulgação

Conhecida popularmente como o TRI, a Teoria de Resposta ao Item é uma metodologia utilizada para as correções de provas do Enem, que é capaz de analisar as questões respondidas pelo estudante e atribuir um valor diferente em cada uma. Dessa forma, a nota do candidato não será baseada na quantidade de acertos que ele obteve, mas sim no nível das questões que ele conseguiu acertar. 

O diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS e professor de matemática, Ademar Celedônio, conta como funciona esse método. “Essa teoria tenta medir a proficiência do aluno de acordo com a coerência pedagógica. O aluno que acerta questões mais fáceis acaba tendo uma nota maior do que um aluno que acerta apenas questões mais difíceis, mesmo as quantidades sendo iguais”, explica. 

Isso acontece porque o sistema analisa as respostas do aluno e observa se ele errou muitas perguntas da categoria fácil e acertou muitas perguntas da categoria difícil. Caso isso ocorra, o TRI considera o fato estatisticamente improvável e entende que o estudante chutou as questões, diminuindo o valor da média do aluno. Ou seja, não é a quantidade de acertos que define a nota, mas sim o grau de dificuldade que ela possui e quais as questões que foram erradas.

O estudante Walisson José, de 23 anos, contou que sempre fica atento para não ser prejudicado pela metodologia. “O TRI ajuda a aumentar a minha pontuação, visto que as questões mais fáceis valem mais. Mas em compensação, eu preciso ter a atenção redobrada”, afirma.

O método a seu favor

“Responder as questões mais fáceis faz com que o aluno ganhe mais pontos. Nas provas, o aluno deve observar quais são os verbos de comando que estão nas questões. O comando da questão pode sinalizar para o aluno quais são as questões fáceis, médias e difíceis. Por exemplo, verbos como “identificar” e “caracterizar”, que são mais simples, dizem respeito a questões mais fáceis. Por outro lado, verbos como “refletindo sobre o texto” ou “de acordo com o texto” podem estar relacionadas a questões médias e difíceis” lembra o professor Ademar.

O objetivo do TRI, é evitar que o aluno use a sorte para conseguir boas médias. Por isso, é importante que o candidato esteja preparado para a prova, leia atentamente os enunciados e mantenha a calma para assegurar uma reflexão consistente na hora de responder as questões e evitar o chute.

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