Logo Folha de Pernambuco

Embarque Digital

Estudante conta como ingressou nos estudos em tecnologia graças ao Embarque Digital

O estudante Kerven Kildhery Silva, 23 anos, hoje faz graduação na área de tecnologia, graças ao impulso do programa Embarque Digital

Kerven viu no Embarque Digital a chance de seguir uma profissão no setor tecnológicoKerven viu no Embarque Digital a chance de seguir uma profissão no setor tecnológico - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

A ampliação de projetos dedicados a promover a educação dentro do ecossistema do Porto Digital gerou oportunidades para uma variedade de indivíduos que, ao buscar estabelecer uma trajetória profissional, optaram por participar de algum dos programas oferecidos pelo parque tecnológico. Kerven Kildhery Silva, 23 anos, por exemplo, atualmente é morador de Rio Doce, em Olinda. Mas quando se inscreveu no Embarque Digital residia no Ibura, bairro da periferia recifense, e encontrou no projeto a chance de ingressar no setor de tecnologia. 

Após a conclusão do ensino médio, em 2021, Kerven foi para São Paulo na esperança de um crescimento profissional, mas não conseguiu êxito. Ainda na capital paulista, enquanto explorava suas redes sociais, teve seu primeiro contato com o Embarque Digital e o interesse surgiu. "Quando eu vi a oportunidade, decidi voltar para minha casa. Me inscrevi e deu certo", disse. 

De acordo com o estudante, o setor chamou a sua atenção após os impactos da pandemia, o que impulsionou o interesse por carreiras relacionadas a essa área. Hoje, ele é acadêmico do 3º período do curso de graduação tecnológica de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR), uma das instituições participantes do projeto e responsáveis por formar novos profissionais. 

"Vi nesse projeto uma oportunidade única. Pensei que entrando, eu iria conseguir me qualificar para o mercado de TI e ser um profissional de alta qualidade, como um engenheiro de software, desenvolvedor Full Stack, e outros. E o Embarque Digital proporciona caminhos que facilitam alcançar esse objetivo", explicou. 

Disciplina prática desenvolve habilidades

Com duração de dois anos e seis meses, os cursos oferecidos pelo Embarque Digital (Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet) estão alinhados com as necessidades do mercado de trabalho. Uma das disciplinas ofertadas semestralmente é a Residência Profissional Tecnológica, a ser realizada desde o primeiro período do curso.

Trata-se de uma disciplina prática, onde os estudantes enfrentam desafios reais do setor e em contato permanente com as empresas. Kerven explica que essa disciplina é muito importante por refletir as demandas enfrentadas por um profissional em exercício.

"Ela [a Residência] abre portas. Quando entrarmos no mercado de trabalho, já teremos experiência e isso nos qualifica. Essa é a proposta da Residência e, consequentemente, é muito bom, porque praticamos o que aprendemos e também percebemos o que precisamos aprender", destacou. 

Segundo Kerven, o curso envolve disciplinas como Banco de Dados, Redes e Cloud Computing, Testes de Software, Desenvolvimento Web e Desenvolvimento Mobile. 

Veja também

Newsletter