GGE: ensino voltado para conquistar o mundo
Estudantes começam a aprender inglês desde cedo, familiarizando-se com uma segunda língua e tendo mais chances no mercado profissional
O ensino do inglês nas escolas há tempos ultrapassou o velho limite de aprender o básico. No fim do Ensino Médio, o objetivo não é apenas preparar o aluno para prestar uma prova do Enem, por exemplo, mas sim como parte de sua formação para enfrentar o mundo. Essa é a visão do Colégio GGE.
“Desde bem cedo, trabalhamos o ensino bilíngue, sempre de forma lúdica e prática para que, no futuro, nossos alunos tenham não só a possibilidade de enfrentar vestibulares, mas também a chance de buscar a tão sonhada formação no exterior”, disse Anabelle Veloso, diretora pedagógica da instituição de ensino.
Entendendo essa necessidade, o Colégio GGE introduz o aprendizado do inglês a partir do Ensino Infantil 3.
Isso faz parte do plano do GGE de expandir não apenas as unidades (este ano inaugurou a de Petrolina, somando-se às outras cinco no Estado e uma em João Pessoa), mas também seu projeto pedagógico.
O programa bilíngue propõe 5 horas semanais de aulas de inglês para crianças a partir de três anos.
Mais do que ensinar uma língua estrangeira, o programa propõe a aprendizagem de novos conhecimentos, utilizando o inglês como uma ferramenta de comunicação.
“Com esse programa, os alunos não aprendem apenas inglês, mas aprendem em inglês”, completa Anabelle.
Estrangeira
A gestora pedagógica explica que a escolha da introdução da língua estrangeira a partir do Ensino Infantil 3 é necessária para que, inicialmente, nos anos anteriores, os alunos possam aprender bem a sua língua mãe.
“A inserção desde cedo também facilita muito a pronúncia. Quando as crianças aprendem a língua inglesa mais tardiamente, elas já sabem escrever. Então, têm uma tendência a conhecer as palavras em inglês e a pronunciar da forma como está escrito, compreendendo a partir de uma conexão da Língua Portuguesa. Portanto, quanto mais cedo as crianças são introduzidas, há uma facilidade maior para pronunciar as palavras da forma correta”, ressalta Anabelle.
Além disso, o Colégio GGE trabalha com o desenvolvimento de projetos como palestras, atividades e debates para a aprendizagem do inglês, interligando o que eles aprendem em todas as aulas a partir da oferta do novo idioma. Essa proposta taz dinâmica e sentido para o conhecimento, já que ele pode ser colocado em prática fora da lógica clássica de uma sala de aula.
Exterior
O ápice desse novo ensino de idiomas, aplicado aos mais de sete mil estudantes matriculados, é um dos projetos mais bem-sucedidos do GGE: o Programa Graduação no Exterior do GGE, que prepara os alunos para os diversos testes visando vagas em universidades no exterior.
“O GGE oferece, a partir do 9º ano, esta preparação para seus alunos. O Pre-Counseling (9º e 1º anos) trata de temas acerca desta busca, preparando os alunos desde cedo para sua vida pós-GGE. O Test Prep (2º ano) prepara alunos para quatro dos principais testes neste processo: SAT, ACT, TOEFL e IELTS. O Academic Counseling (3º ano) consiste no acompanhamento individualizado para seu plano de aplicação para universidades no exterior, levando em conta seu perfil, seus interesses, e o orçamento familiar”, explica Charles Hodges, “guidance counselor” e gestor do Departamento Internacional do Colégio GGE.
O GGE já ajudou alunos a acessar universidades em diversos países, oferecendo uma consultoria que cuida desde a criação do perfil do estudante até a identificação de oportunidades nas melhores instituições de ensino superior do mundo, através de uma parceria com o Brazil World Group iniciada em 2018. Somente este ano, houve 28 aceitações por parte de instituições de ensino em cursos superiores nos Estados Unidos e Canadá.
Unidades
O GGE tem uma unidade em Caruaru, quatro no Recife, uma em Aldeia - Camaragibe -, a novíssima em Petrolina e uma em João Pessoa.
Com 28 anos de história e mais de sete mil alunos do Ensino Infantil ao Ensino Médio, o Colégio GGE conta com uma equipe altamente qualificada e com uma metodologia inovadora, que conta com o exclusivo Sistema de Gestão Pedagógica V4, que tem alcançado resultados expressivos nos vestibulares mais concorridos do País e também em universidades internacionais.