Logo Folha de Pernambuco

Folha Imóveis

Gusmão Planejamento e Obras: décadas transformando espaços

Em constante evolução, a empresa assina grandes projetos em Pernambuco em diversos setores, como habitação, transporte público, infraestrutura, arborização e incorporação imobiliária

O LEOPOLDO LINS RESIDENCE TRAZ UM CONCEITO PENSADO NO CONFORTO E NA QUALIDADE DE VIDA, NO CORAÇÃO DO RECIFEO LEOPOLDO LINS RESIDENCE TRAZ UM CONCEITO PENSADO NO CONFORTO E NA QUALIDADE DE VIDA, NO CORAÇÃO DO RECIFE - Foto: Divulgação

Em 28 anos de história, a Gusmão Planejamento e Obras coleciona marcos representativos nos segmentos da habitação, gerenciamento e fiscalização de obras, infraestrutura, arborização e incorporação imobiliária - esta última, retomada com mais fôlego recentemente. 

Contribuindo na expansão de cidades com os serviços de engenharia especializada, combinando modernidade e solidez nas obras de construção civil e infraestrutura, a Gusmão é responsável pela assinatura de grandes projetos em Pernambuco, passando pela Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte e Agreste do Estado. “Temos muito orgulho de estar construindo esse legado. Um dos nossos marcos está na mobilidade urbana. O transporte público é o que possibilita a vida e promove a construção do futuro de milhares de pessoas. Nos orgulhamos de integrar essa parte primordial do Recife, com a construção dos terminais integrados Tancredo Neves e Joana Bezerra, duas obras da Gusmão que transformaram a cidade”, declara Jaime Gusmão, diretor da Gusmão Planejamento e Obras.

Em constante evolução, a Gusmão avançou para diversas áreas da engenharia, incluindo projetos para bancos em todo Brasil e outras obras emblemáticas, como o Centro Cultural Cais do Sertão, reconhecido internacionalmente e  grande vencedor do Prêmio Obra do Ano 2019, organizado pelo site ArchDaily. A premiação é concedida anualmente a melhor construção arquitetônica dos países de língua portuguesa. 

Centro Cultural Cais do Sertão, obra da Gusmão grande vencedora do Prêmio Obra do Ano 2019, do site ArchDailyCentro Cultural Cais do Sertão, obra da Gusmão grande vencedora do Prêmio Obra do Ano 2019, do site ArchDaily | Foto: Paullo Allmeida/FolhaPE

Compromisso ambiental

A estrada que margeia o mangue, entre as praias de Porto de Galinhas e Maracaípe, no Litoral Sul de Pernambuco, também foi outro grande feito da empresa, evidenciando seu comprometimento ambiental.

“Foi uma obra muito pensada do ponto de vista ambiental, já que ela margeia o mangue daquela região. O intuito era a proteção e prevenção de muitos ecossistemas, como os das tartarugas e cavalos marinhos. E o compromisso da Gusmão com a sustentabilidade contribuiu para que a execução fosse um sucesso”, diz o diretor.

Além disso, a Gusmão também expandiu sua atuação para o setor de gerenciamento, recuperando o prédio histórico da Faculdade Marista, na Zona Norte da Capital pernambucana. Durante a pandemia, a empresa se destacou na estruturação da rede de atendimento ao público em saúde, em parceria com a Prefeitura do Recife.

Incorporação em foco

Do seu início até 2005, a empresa operou no regime de incorporação, tendo retomado recentemente com mais força e proporção. O lançamento do Leopoldo Lins Residence traz um conceito pensado no conforto e na qualidade de vida, no coração do Recife. “Com 65% já vendido e entrega programada para este ano, o Leopoldo Lins é uma referência do alto padrão dos nossos empreendimentos. Ele traz um conceito pensado no conforto e na qualidade de vida. Nele, é possível viver perto do que se precisa, aproveitando ao máximo os diferenciais do empreendimento, que tem estrutura moderna e lazer completo”, acrescenta Jaime.

Os projetos seguem sendo gestados pela Gusmão Planejamento e Obras. Em Carpina, um novo loteamento também está em fase de conclusão. No Vale das Acácias, será desenvolvido para o programa Minha Casa, Minha Vida, dentro dos planos de elaboração e construção de empreendimentos residenciais e projetos habitacionais realizados pela empresa.

Com mais de 200 colaboradores diretos, a Gusmão mantém o foco de se consolidar no mercado imobiliário neste ano de 2024, com projetos em andamento também em Caruaru e prospecções para negócios na área de lazer e segunda moradia em Gravatá. “Estamos confiantes com o avanço do mercado imobiliário. Os anos anteriores foram de retração para muitos empreendimentos. A expectativa é que, à medida que a taxa de juros baixe, a atividade econômica melhore e a aquisição de imóveis por investidores e por quem necessite, melhore. Acreditamos que, nesse ano, comece uma recuperação do mercado imobiliário que ainda não está na velocidade que deveria, mas já está reagindo. Inclusive, a Gusmão já tem mais um lançamento previsto para este ano”, completou Jaime. 

Jaime Gusmão, diretor da Gusmão Planejamento e ObrasJaime Gusmão, diretor da Gusmão Planejamento e Obras | Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

Presente em vários lugares, a meta da Gusmão Planejamento e Obras é continuar tirando sonhos do papel e construindo empreendimentos e histórias que movem e impactam famílias por todo o Brasil. 
 

Veja também

Newsletter