Veja as vantagens de investir em imóveis
São muitas as opções para quem quer aplicar aqueles recursos que sobram no fim do mês. E também são muitas as vantagens dos imóveis para atrair os investidores, principalmente os mais conservadores, que não querem correr riscos com a bolsa de valores
Tesouro Direto, bolsa de valores, fundos de renda fixa, poupança, imóveis. As opções de investimento disponíveis no mercado são as mais variadas possíveis e para os mais diferentes perfis. O ramo imobiliário surge como uma boa aplicação e com uma gama de produtos a escolher - de casas e apartamentos até terrenos, loteamentos ou salas comerciais - por quem tem uma sobra no orçamento e pretende usar o dinheiro na ampliação do patrimônio sem correr riscos. Mas essa decisão precisa ser planejada para garantir uma boa rentabilidade. Para ajudar na avaliação do leitor, trazemos nessa reportagem algumas vantagens do investimento no mercado imobiliário.
A segurança é uma das principais vantagens. É certo que o imóvel consegue manter seu valor mesmo em épocas de crises. Por isso se torna uma opção interessante para quem quer garantir renda no futuro. Além disso, por não ter uma relação direta com o setor financeiro, sujeito à quebra de bancos, por exemplo, nem sofrer com as oscilações da bolsa de valores, tem um nível de risco praticamente inexistente. Mas também é preciso tomar alguns cuidados, como dar preferência sempre a empresas de renome, que garantem ainda mais segurança ao investimento.
A valorização constante é outro ponto favorável. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o déficit habitacional brasileiro é de 7,9 milhões de moradias em todo o País, correspondente a 14,9% do total de domicílios. Esse fato, somado ao aumento populacional, gera um acréscimo na demanda por moradias. O efeito desse incremento na procura resulta na alta dos preços de imóveis existentes, pois, as empresas do setor não têm capacidade de produção para atender todo consumo.
Algumas dicas também ajudam o investidor a assegurar que a aplicação seja capaz de trazer um retorno financeiro significativo. Por exemplo, prédios próximos de áreas comerciais, de escolas e universidades, com bons serviços e mobilidade estão entre as tendências de mercado. Por isso, é preciso que o investidor tenha um olhar observador sobre regiões e bairros com potencial de expansão, de forma que consiga elevar continuamente o valor de seu imóvel.
Para muitos investidores, um fator preponderante é a possibilidade de gerar uma renda extra após a aquisição do imóvel. Atuar no mercado imobiliário realmente pode ser uma fonte de renda e de lucros para o investidor. Isto porque, se o momento não for favorável à venda, o aluguel se torna interessante para quem tem um apartamento ou uma casa desocupada. Assim, a locação acaba atraindo quem quer complementar a renda principal.
Outra vantagem da modalidade é a chance de diversificação de investimentos. Mesmo quem tem perfil mais arrojado, que opera no mercado financeiro, pode investir em opções conservadoras. Hoje, os investidores buscam manter uma carteira variada, com as aplicações divididas entre ações, renda fixa e os imóveis entram no portfólio como o item mais seguro, mas com chance de obter ganhos acima da poupança.