Logo Folha de Pernambuco

FÓRUM NORDESTE 2023

Shineray: sustentabilidade em duas rodas

Com DNA pernambucano, a empresa é considerada a maior montadora de motos elétricas do País. Seu parque fabril está localizado no Complexo Industrial de Suape, onde produz 29 modelos, entre ciclomotores, motocicletas, scooters e triciclos

A única montadora de duas rodas no Nordeste do Brasil ergueu seu parque fabril no Complexo Industrial de SuapeA única montadora de duas rodas no Nordeste do Brasil ergueu seu parque fabril no Complexo Industrial de Suape - Foto: Divulgação

A Shineray do Brasil promove, com seu amplo catálogo de produtos, a mobilidade de milhões de brasileiros, além de incentivar a sustentabilidade por meio das suas opções elétricas. A empresa é considerada a maior montadora de motos elétricas do País e a terceira no ranking de emplacamentos. Em 2022, foram emplacadas 21.992 motos da empresa, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). 

Ter uma moto elétrica é sinônimo de vantagens e benefícios para o consumidor e para o meio ambiente. Entre os benefícios estão: a não emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, por dispensar o uso de combustíveis fósseis; a diminuição de ruídos (já que as elétricas são silenciosas); e menor custo de revisão. Além disso, as motos elétricas possuem baterias portáteis, e o carregamento é feito em tomadas comuns e bivolts. 

“A vantagem da motocicleta, motoneta, ou do próprio patinete, é que a parte do engate da tomada é igual ao de uma casa. Você não precisa parar numa estação de serviço para ter o seu produto abastecido, você pode abastecer em casa, no escritório, em qualquer lugar, porque a tomada é a mesma”, afirma o sócio-diretor da Shineray do Brasil, Paulo Perez. 

A montadora oferece um mix de 29 modelos a combustão e elétricos, entre ciclomotores, motocicletas, scooters e triciclos, com preços a partir de R$ 4.990. Tudo com muita tecnologia embarcada, foco em motorização e design. A expectativa da empresa para 2023 é aumentar as vendas em até 25%. No 2º semestre de 2023, a Shineray lançará suas primeiras motocicletas com injeção eletrônica. 

LINHA DE ELÉTRICOS

De acordo com Perez, quando o assunto é o setor de elétricos, a Shineray sai na frente. “A gente possui uma linha enorme de elétricos e temos alguns benefícios que outras empresas não têm. Por exemplo, nós temos um financiamento próprio que vai até 48 meses, e a gente tem uma empresa ligada à própria Shineray que faz a parte de locação”.

Com diárias a partir de R$ 18, assistência técnica e substituição de veículos garantidas em todo o território nacional, a Shineray do Brasil lançou a Top Locações. A marca atende a uma demanda do mercado, impulsionada pela popularidade global dos aplicativos de transporte compartilhado. 

A Shineray mira, também, o nicho de aluguéis com a finalidade de turismo e lazer. A primeira sede da locadora fica no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, distante entre 20 km e 60 km de praias turísticas pernambucanas, como o Paiva ou Porto de Galinhas. Para quem deseja conhecer as motos elétricas, a locação também é uma opção. 

O sócio-diretor da Shineray do Brasil, Paulo Perez,  ressalta a linha de elétricos da empresaO sócio-diretor da Shineray do Brasil, Paulo Perez,  ressalta a linha de elétricos da empresa



Empresas como Solar Coca-Cola, Ambev e Prosegur estão investindo para trocar as suas frotas à combustão para as opções do setor de elétricos. 

“Eles incluíram no planejamento deles a agenda ASG (Ambiental Social, e de Governança) e dentro dessa responsabilidade partem para emitir menos carbono, e ter uma pegada mais sustentável. A gente aqui tem uma vantagem porque, no Brasil, a energia gerada nessas baterias automotivas é verde também, diferentemente de outros lugares que queimam carvão, ou combustível para poder gerar energia”, destaca Paulo Perez.  

A ideia da Shineray é estar sempre de acordo com o que o mundo pede. “A gente continua tendo a área de combustão, porque é uma área importante.Entendemos isso e tem a área nova, que é a elétrica. O que a gente quer é proporcionar produtos para os usuários dentro daquilo que eles se acharem seguros”, acrescenta Perez. 

FÁBRICA EM PERNAMBUCO 

Com DNA pernambucano, o parque fabril da Shineray é no Complexo Industrial de Suape, no município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Trata-se da única montadora de duas rodas na região Nordeste do Brasil. Três centros de distribuição integram a estrutura logística da empresa, instaladas no Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco; em Paulínia, São Paulo; e na cidade de Fortaleza, no Ceará. 

Segundo a empresa, em 2023 serão abertos mais 12 pontos de venda da marca em todo o País. Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo estão no plano estratégico de expansão da montadora, além de Pernambuco. 

Ter uma moto elétrica é sinônimo de vantagens para o  consumidor e o meio ambienteTer uma moto elétrica é sinônimo de vantagens para o  consumidor e o meio ambiente


Com capital 100% nacional, a Shineray do Brasil possui 17 anos de operações no País e, desde 2015, atende o mercado consumidor com montadora própria. A planta industrial ocupa 230 mil metros quadrados de área total, sendo 68 mil m2 de área construída. 

Na unidade, são gerados mais de 300 empregos diretos. A fábrica tem capacidade para montar 700 mil unidades/ano entre patinetes, scooters, cicloelétricos, ciclomotores e motocicletas a combustão e elétricas. Além das oito lojas de fábrica, a rede de canais de venda da Shineray do Brasil está presente em todo o País, com 180 revendas e multimarcas.

Veja também

Newsletter