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Pesquisa

Pesquisa com alto índice de confiança

Ranking das empresas preferidas pelos consumidores é baseado no levantamento feito pelo Ipespe

Marcela Montenegro ressalta a pesquisa on-line entre as novidades desta 16ª ediçãoMarcela Montenegro ressalta a pesquisa on-line entre as novidades desta 16ª edição - Foto: Gustavo Glória/Folha de Pernambuco/arquivo

Investigar a preferência e os gostos dos consumidores é o objetivo do levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) para o  prêmio Marcas que eu gosto. Fundado em 1986, o Ipespe tem expertise em pesquisas e, todos os anos, traz novas informações ao mercado por meio do levantamento no qual baseia a 16ª desta premiação, em parceria com a Folha de Pernambuco.

A pesquisa do Ipespe para o Marcas que eu gosto é relevante para o mercado porque vai além da pergunta: qual a marca que você lembra? É um mapeamento das marcas de preferência dos consumidores, um importante instrumento para basear decisões de mercado e estudos. Os resultados colhidos têm elevado índice de confiança de 95,5%, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Este ano, a grande novidade foi a realização de uma pesquisa on-line, que ouviu 400 consumidores. Vamos detalhar melhor os resultados mais adiante. Já o levantamento tradicional, com questionários aplicados pessoalmente, ouviu 800 consumidores do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, no recorte chamado Recife Ampliado.

Nesta edição foram acrescentadas categorias como fabricantes de motos, óticas, sucos, bancos e lojas de eletrodomésticos. Ao todo são 50 segmentos, além das 12 categorias da pesquisa digital. Do ponto de vista dos resultados da pesquisa tradicional, off-line, Marcela Montenegro, diretora executiva do Ipespe, considera que esta 16ª edição do levantamento trouxe dados bem particulares. “Houve uma movimentação da preferência dos consumidores guiada pela variável preço”, explicou.

Ela avalia que a distância entre o consumo e a preferência ficou mais próxima. “Muitas vezes, pela força da marca, o consumidor aponta como sendo sua preferida, mesmo sem ter acesso àquele serviço e/ou produto. É o que chamamos de preferência aspiracional. Observamos uma maior preferência por marcas que o consumidor pode comprar”, observou.

METODOLOGIA
Os entrevistados pelo Ipespe têm 16 anos ou mais e são residentes do Recife Ampliado. Os questionários da pesquisa do Marcas que eu gosto foram aplicados entre 6 e 14 de fevereiro deste ano, com técnicas de amostragem que consideram cotas de gênero, idade, classe e localidade. A abordagem e o preenchimento são feitos pessoalmente pela equipe de pesquisadores do Ipespe.

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