Logo Folha de Pernambuco

Varejo

Varejo: dinamismo e transformação

Segmento exige jogo de cintura das empresas diante da retração do mercado

Shopping Recife tem quase quatro décadas de mercado, sempre surpreendendo os clientesShopping Recife tem quase quatro décadas de mercado, sempre surpreendendo os clientes - Foto: Folha de Pernambuco

Brasil está entre os maiores mercados consumidores do mundo. Tamanha é a força do setor que, mesmo com dificuldades na economia, no varejo ampliado, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta um crescimento de 4,9% para este ano, ante ao mesmo período do ano passado.

O varejo é um segmento dinâmico e em constante transformação. Nascida na efervescência da atividade comercial, a capital de Pernambuco, Recife, ainda tem o varejo como forte vocação. A cidade é foco de investimento de grandes grupos do setor e atrai compradores de vários estados.

Tanto que o primeiro centro de compras de Pernambuco é ícone da cidade. O Shopping Recife, inaugurado na década de 80, celebrará seus 40 anos em 2020. Vencedor na categoria Shopping Centers e participante do prêmio Marcas que eu gosto há 15 anos, o centro de compras tem 450 operações e recebe, por dia, 65 mil pessoas.

“Ter esse reconhecimento mais uma vez é gratificante, pois aponta o sucesso no relacionamento com os nossos clientes”, argumenta Renata Cavalcanti, gerente de Marketing do Shopping Recife. “O desafio não se restringe à conquista de novos consumidores, mas na compreensão das novas necessidades do nosso público cativo a fim de se manter presente na mente e coração desses consumidores”, complementa.

Não há espaço para o marasmo. Os movimentos constantes do segmento precisam ser acompanhados com oferta de novidades a cada visita dos consumidores, seja com ações inovadoras de marketing ou novas operações no mix. Por isso, o Shopping Recife possui um calendário de ações que vem sendo constantemente desenvolvido com iniciativas de entretenimento e lazer, baseadas não só nas tendências de mercado, mas também nas demandas apontadas em pesquisas estratégicas.

Há um ano, por exemplo, o shopping decidiu adotar uma política pet friendly. A iniciativa foi tão bem aceita pelos frequentadores que foi implantado um playground para cães em uma área de 1,4 mil m2 ao ar livre. Dentro do mall há um Espaço Pet, onde os frequentadores podem alimentar os seus bichinhos de estimação.

A diversificação do mix é peça importante dos negócios, de acordo com Renata. “O Shopping Recife está constantemente alerta às boas práticas que elevem a experiência de sua clientela, consolidando o equipamento para além de um destino de compras, mas um endereço de experiências culturais, de lazer, gastronomia, esportes e sociabilização”, argumenta a gestora.

TENDÊNCIAS
Vencedora na categoria Óticas, uma das categorias estreantes nesta edição, a Ótica Diniz é uma das mais conceituadas e experientes do seu segmento. “Estamos muito honrados em sermos a primeira marca campeã”, comemora Jacqueline Braga, diretora das unidades Prime no Espinheiro e Casa Forte das Óticas Diniz, ao lado de Ricardo Braga.

Relações bem sucedidas e saudáveis com clientes e parceiros sustentam os negócios, considera Jacqueline. “Essa relação de confiança e troca só é possível porque entendemos o que os clientes precisam e entregamos muito mais. Também temos uma forte presença na mídia para reforçar a presença da marca entre os consumidores e diversas ativações nos pontos de venda”.

Novas tecnologias também são recorrentemente agregadas aos serviços. “Fomos uma das primeiras lojas no Nordeste a adquirir um equipamento para tomadas de medidas personalizadas, aumentando a precisão e desempenho na confecção de lentes”, ressalta. O atendimento de qualidade passa também por produtos que acompanhem tendências da moda. Por isso, as trocas de coleções e as novidades estão sempre nas vitrines.

A empresa também tem forte compromisso social. No programa Diniz Social, cada óculos vendido em uma data específica para a ação é revertido em um acessório doado. No total, nove mil óculos foram doados para crianças carentes em todo o Brasil por meio da iniciativa. Recentemente também foi inaugurada a Universidade Diniz com capacitações de dez mil funcionários em todo o País.

Newsletter