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MARCAS QUE EU GOSTO

Alimentos: consumo cresce nos lares brasileiros

Cozinhar ainda mais em casa foi uma das mudanças ocorridas por causa da pandemia. Com os novos hábitos, o setor de alimentaçãoregistra crescimento na produção e nas vendas

Os produtos da marca Emoções são consumidos pelos pernambucanos há mais de 30 anosOs produtos da marca Emoções são consumidos pelos pernambucanos há mais de 30 anos - Foto: divulgação

A alimentação ganha novos rumos em muitos lares brasileiros. A pandemia fez com que muitas pessoas passassem a cozinhar em casa, seja para si mesmo ou para familiares e amigos. Seja em busca de uma vida mais saudável ou por diversão e aconchego. Considerado um setor essencial, a produção de alimentos não para. E mesmo com a queda registrada em muitos segmentos, a alimentação atua sob o horizonte do crescimento.

Segundo a perspectiva da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o fechamento de 2020 da indústria de alimentos e bebidas será positivo. Considerando a projeção de retração do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano entre -5% e -6%, o ramo da alimentação terá um crescimento de até 1% nas vendas reais e de até 11% nas exportações.

Todos gostam

Arroz arbório Emoções, da Nelson Wendt Alimentos
Arroz arbório Emoções, da Nelson Wendt Alimentos

Querido e presente na mesa dos brasileiros todos os dias, o arroz assumiu ainda mais protagonismo na cozinha. Como as pessoas estão passando mais tempo em casa, o arroz, de fácil preparação e adaptação a vários pratos, teve o seu consumo aumentado. Por mais um ano vencedor desta categoria, o arroz Emoções, da Nelson Wendt Alimentos, conseguiu manter sua presença firme no mercado, principalmente na região Nordeste. O produto se adapta fácil e deliciosamente na mesa das pessoas.

“Este aumento de demanda fez com que as indústrias selecionassem dentre os mercados atendidos aqueles onde sua marca tem maior representatividade. Isto deu oportunidade para o arroz Emoções. Solidificamos nossas posições garantindo um fornecimento em primeiro lugar ao nosso mercado prioritário, que é o Nordeste”, analisou Luiza Wendt, representante do departamento comercial da Nelson Wendt.

Os pernambucanos consomem o arroz Emoções desde seu surgimento. As vendas da marca iniciaram na cidade do Recife há mais de 30 anos e essa relação com o estado só foi se fortalecendo ao longo dos anos. Em 2001, foi construída uma filial na capital pernambucana, onde é produzido arroz Emoções branco, parboilizado e integral. A matriz da empresa está localizada na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, onde também tem mais uma filial. A empresa ainda possui dois centros de distribuição, em Salvador e Fortaleza.

“É uma grande felicidade saber que pelo quinto ano seguido conquistamos o primeiro lugar na categoria, significa que estamos conseguindo nos comunicar com as famílias de Pernambuco, fazendo parte do dia a dia de tanta gente”, complementou Luiza.

Do café da manhã ao jantar

Cream cracker VitarellaCream cracker Vitarella

Estar presente na mesa do brasileiro em todas as refeições é uma das dedicações da Vitarella. Por mais um ano, os consumidores escolheram a empresa como campeã em três categorias: Cream Cracker, Biscoito doce e Macarrão. E a empresa foi além: é a grande vencedora da nova categoria especial Marca que representa o estado de Pernambuco e também ficou em segundo lugar na categoria Marca que faz a diferença.

Sempre projetando novidades, a Vitarella lançou recentemente uma versão menor do biscoito Delicitá Cristal, que já faz sucesso entre os consumidores. Além disso, lançou a versão mais “tostadinha” da cream cracker. “Neste período de pandemia fizemos várias pesquisas on-line sobre o que podemos trazer de novidade para os consumidores. O biscoito Vitarella, assim como a massa, são os mais vendidos em volume no Brasil”, destacou a gerente de marketing da Vitarella, Marina Lemos.

Muitas adaptações foram feitas para garantia do produto e para conseguir atender a demanda das pessoas em casa. A comunicação no mundo digital e o e-commerce foram grandes canais. “Demos uma reforçada com o digital e a tendência é aumentar. Por exemplo, colocamos nas redes sociais dicas de brincadeiras e receitas para fazer em casa. O e-commerce foi outro meio que tivemos que reforçar, então fizemos parcerias com aplicativos de supermercados e de entrega, além de outras ações”, contou Marina.

Pernambuco concentra 95% da produção da Vitarella, sendo a principal praça da empresa. Localizada em Jaboatão dos Guararapes, desde 1993, a indústria conta com 126.224 metros quadrados de área construída. A Vitarella possui aproximadamente 160 produtos. Outras unidades fabris das marcas do Grupo M. Dias Branco, do qual a Vitarella faz parte, estão presentes pelo Brasil.

O tomate e a farinha de milho

Extrato de tomate
A marca Palmeiron foi vencedora nas categorias Extrato de tomate e Molho de tomate

É fácil entrar em uma casa e encontrar produtos da ASA Indústria. São nove marcas de vários segmentos. Duas dessas marcas foram destaques dentro dos Alimentos desta edição do Marcas que eu gosto. A Vitamilho foi primeiro lugar na categoria Farinha de milho e a marca Palmeiron foi vencedora nas categorias Extrato de tomate e Molho de tomate, além de segundo lugar na categoria Goiabada.

Resgatar o vínculo emocional dessas marcas com a cozinha faz parte de um grande esforço e da dedicação da ASA Indústria. “A gente tem o trabalho de resgate da família na mesa, de ir para cozinha, fazer o café da manhã, o almoço. E acredito que essa valorização de receber mais gente em casa, de jantar com a família, vai ficar após esse período de pandemia”, afirmou o diretor de marketing da ASA Indústria, Wagner Mendes.

A fábrica da Palmeiron fica na cidade de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, de onde os produtos são distribuídos para todo o Brasil. A Vitamilho tem sua indústria no município de Campina Grande, na Paraíba, de onde os itens são levados para todo o país. “O Nordeste é muito importante e Pernambuco é uma região fundamental para a empresa. É o nosso estado pátria, o mercado onde temos liderança e trabalhamos para proteger isso”, destacou Wagner.

Grupo pernambucano, a ASA Indústria resgatou as marcas Palmeiron e Vitamilho em 2001. “Esse prêmio é gratificante demais, é o nosso trabalho que está sendo reconhecido pelas pessoas”, disse Wagner. A ASA ainda foi vencedora nas categorias Sabão em pó e Sabão em barra com a marca Bem-te-vi.

Feijão Kicaldo

Feijão kicaldo
Tradicional no Brasil, o feijão Kicaldo alia versatilidade à qualidade do processamento e é exemplo de sucesso

Alimento tradicional no Brasil, o feijão possui vários tipos de grãos que podem combinar com diversos temperos e acompanhamentos. O feijão Kicaldo aliou essa versatilidade à qualidade de processamento e é exemplo de sucesso. A empresa foi a grande vencedora por mais um ano. Na fábrica em Pernambuco, localizada em Moreno, Região Metropolitana do Recife, são produzidas 2.500 toneladas de feijão mensalmente.

“O prêmio é um reconhecimento ao nosso trabalho, que está sempre procurando manter a qualidade do produto”, disse Osmar Basso, diretor da Kicaldo. A empresa não parou e buscou atender ao mercado este ano da melhor forma. “Este ano está sendo melhor que o ano passado. Arroz e feijão é um prato básico e está na casa de todas as famílias do Brasil”, acrescentou Osmar.

Como atualmente a Kicaldo é uma franquia, a fábrica de Pernambuco atua no estado e nos mercados do Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba. São seis mil metros quadrados de área construída na fábrica pernambucana, que recebe os grãos de feijão produzidos no Centro-Oeste e Sul, beneficia, empacota e distribui o produto.

Fundada há 28 anos, a unidade de Pernambuco processa vários tipos do feijão, como o preto, branco, carioca e fradinho. Por meio das outras franquias da rede, a Kicaldo atende ao mercado nacional.

Vinagre consagrado

Vinagre Minhoto

A tradição e a qualidade do vinagre Minhoto foram reconhecidas no prêmio Marcas Que Eu Gosto

Mais uma vez, a tradição e a qualidade do vinagre Minhoto foram reconhecidas no prêmio Marcas que eu gosto. O produto levou o primeiro lugar na categoria. A Minhoto, marca das Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, faz parte da cozinha de muitas pessoas e preza por essa comunicação com seus consumidores.

“A marca tem como um dos fundamentos a valorização de sua história, ao longo da qual sempre prezou pela fabricação de produtos com alta qualidade, preços justos e de fácil acesso aos consumidores”, afirmou a gerente de marketing e trade das Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, Renata Carvalho.

Diversas ações para estar perto dos clientes estão sendo feitas. A empresa aposta em planos de comunicação consistentes - com uso de diferentes plataformas de mídia - para que a conversa com os clientes seja direta e verdadeira. “Nos últimos dois anos, estamos explorando a democratização da cozinha com o mote ‘Com Minhoto Todo Mundo Pode Cozinhar’. Durante o período de isolamento social, nós intensificamos essa ideia e nos aproximamos ainda mais dos consumidores, lançando ações como o ‘MinhoTôEmCasa’, que reúne vídeos de receitas práticas para as pessoas cozinharem durante a quarentena”, contou Renata.

Além dessas, há a ação ‘MinhoTôEmpreendedor’, que encoraja os consumidores que tiveram seu poder de compra reduzido a apostarem em um novo negócio. Recentemente foi lançada também a Mimi Chatbot, que leva às pessoas dicas e receitas via Whatsapp (81) 99179-8046.

“Estamos nos adequando ao novo momento, entendendo que além de se comunicar, as marcas precisam estar mais próximas dos consumidores e facilitar a vida das pessoas. Assim estamos fazendo e investindo cada vez mais”, complementou Renata.

O grupo pernambucano Raymundo da Fonte foi fundado em 1946 com a inauguração de uma fábrica que produzia espirais contra mosquitos, o Espiral Sentinela, inseticida feito com pó de serra e uma mistura de repelentes químicos. Hoje, possui cinco fábricas localizadas nos estados de Pernambuco, Bahia, Ceará, Pará e Rio de Janeiro, que produzem mais de 350 produtos de limpeza, higiene pessoal, condimentos e inseticidas. Em 2021, haverá o lançamento da sexta fábrica, dessa vez em Minas Gerais.

A indústria também foi vencedora na categoria Álcool e segundo lugar na categoria Água sanitária, com a marca Brilux.

Doce saboroso

Goiabada Tambaú
Vencedora na categoria Goiabada, a iguaria é produzida pela Tambaú no Sertão do Moxotó, em Pernambuco, e é considerada um marco para a empresa

É no Sertão do Moxotó, em Pernambuco, que se faz a goiabada vencedora do Marcas que Eu Gosto 2020. Alimento que cai bem com diversos momentos e pratos, o doce da Tambaú Alimentos. Além dela, a empresa foi terceiro lugar nas categorias Extrato de Tomate e Molho de Tomate.

Atualmente, a goiabada é considerada um marco para a Tambaú. “Se a empresa não tiver qualidade, tanto no produto como no atendimento e na entrega, ela não se sustenta no mercado. Nós fazemos questão de dar atenção aos clientes e em muitos deles, por exemplo, nós também fazemos atendimento no pós-venda, com degustadores”, disse o presidente da Tambaú Alimentos, Hugo Gonçalves de Souza.

A projeção da empresa era crescer este ano, em volume de venda e em faturamento, aproximadamente 12%. Mas o ano está sendo mais satisfatório: a empresa já está crescendo, no acumulado, 32%.

Em dezembro, a Tambaú Alimentos faz 58 anos. A fábrica, de 20 mil metros quadrados de área construída, fica localizada na cidade de Custódia, no Sertão pernambucano, a 333 quilômetros da capital Recife. Com 500 funcionários, o principal mercado da empresa é Pernambuco, mas também tem atuação nos outros estados do Nordeste e alguns do Norte, como Pará e Amazonas.  

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