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Pesquisa

As marcas em tempos de engajamento

O Ipespe realiza o levantamento pela 17ª vez, em parceria com a Folha de Pernambuco

Segundo Marcela Montenegro, resultado da pesquisa é levado para a sociedade, o mercado publicitário e as empresasSegundo Marcela Montenegro, resultado da pesquisa é levado para a sociedade, o mercado publicitário e as empresas - Foto: divulgação

A construção de uma marca leva em consideração diversos fatores, como a identidade visual, o objetivo e o público a ser atingido. Muitas empresas se perguntam:  será que estamos no caminho certo? Para levar essa informação ao mercado, o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) realiza anualmente o levantamento sobre as marcas que são as preferências dos consumidores. Essa pesquisa é o que origina o prêmio Marcas que eu gosto, em parceria com a Folha de Pernambuco. Em sua 17ª edição, a premiação é um reconhecimento importante para várias empresas.

A relação entre as marcas e os consumidores é o centro da pesquisa. “De forma espontânea, justamente para não inibir nenhuma marca, perguntamos aos consumidores quais as marcas que eles usam e quais as de preferência. A ideia é fazer um estudo das marcas preferidas e levar essas respostas para a sociedade, o mercado publicitário e as próprias empresas. Assim, elas poderão saber se suas estratégias de atuação e comunicação estão gerando engajamento”, contou a diretora executiva do Ipespe, Marcela Montenegro.

Este ano, a pesquisa foi dividida em 52 categorias dentro de grandes segmentos. Em todas as edições, o Ipespe busca atualizar categorias que chamam atenção. Nesta 17ª edição, são três novidades: e-commerce, loja de produtos para animal de estimação e marca que representa o estado de Pernambuco. “Vimos que são categorias representativas dentro do mercado e decidimos incluir na pesquisa. O e-commerce pelo seu crescimento, assim como também o crescimento do mercado pet, e também a marca que as pessoas mais se identificam”, disse Marcela.

O Ipespe ouviu 600 pessoas acima de 16 anos, em seus domicílios, de todas as classes sociais, gêneros e localidades do Recife. A realização foi feita de 5 a 11 de fevereiro de 2020. A margem de erro é de 4%.

On-line
A presença do mundo digital, cada vez mais forte, também motiva o Ipespe a lançar as perguntas sobre a preferência das marcas a internautas. Ao todo, são 12 categorias do on-line, com produtos que tenham presença no ambiente digital. Através de banners patrocinados e links na internet, o Instituto entrevistou 450 pessoas, que acessaram a internet pelo menos três vezes por semana e fizeram compras on-line nos últimos seis meses. A margem de erro é de 5,6%.

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