Os desafios do setor de Saúde
Empresas tiveram de garantir segurança sanitária, acolhimento aos pacientes e qualidade no atendimento diante da pandemia
Os desafios da área de saúde no último ano foram bem intensos. Manter a segurança, o acolhimento e a qualidade do atendimento foi prioridade das unidades de saúde. Hospitais, clínicas, laboratórios e empresas de plano de saúde fizeram esforços, com agilidade, para enfrentar todos os protocolos importantes no combate à Covid-19.
Entre algumas das ações essenciais realizadas estão: a reestruturação das unidades para garantir o distanciamento social necessário, o reforço ao uso de equipamentos de proteção e a remarcação dos atendimentos para não gerar aglomerações nos ambientes.
Nesse período, a inovação também se fez presente de diversas formas, na aquisição de novos equipamentos, de novos sistemas para recebimento de resultados digitalmente, no atendimento on-line, tudo isso para continuar próximo aos pacientes. E uma implantação que fez diferença na vida das pessoas foi a teleconsulta: mesmo distante, a atenção ao paciente foi mantida. Com a ajuda da tecnologia, os profissionais de saúde conseguiram acompanhar as necessidades dos pacientes, um formato que se tornou mais presente nestes meses.
A telessaúde proporciona vantagens, como a agilidade na consulta e a comodidade para o paciente. Por exemplo, o médico tem acesso ao prontuário eletrônico do paciente no momento da consulta on-line e ao resultado dos exames já realizados. Agir rápido o suficiente para manter a ordem e a sustentabilidade do negócio das empresas de saúde foi uma grande missão.