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Marcas Que Eu Gosto 2022

"A marca é uma coisa que fica no coração", diz Nizan Guanaes

Referência brasileira em comunicação, Nizan Guanaes diz que a força da marca é imensa. O desafio das empresas é como continuar nesse lugar, de preferência do consumidor, ao longo do tempo

Para Nizan Guanaes, líder da consultoria N Ideias, a melhor "estratégia é ser você"Para Nizan Guanaes, líder da consultoria N Ideias, a melhor "estratégia é ser você" - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Quando o assunto é comunicação, uma das principais referências no Brasil é Nizan Guanaes. Adepto do slogan “a estratégia é ser você”, o líder da consultoria N Ideias, que ele chama de “uma enorme pequena empresa”, utiliza do discurso como sendo uma das principais estratégias para que empreendedores e profissionais que trabalham na gestão das marcas possam adotar uma boa comunicação e executar um bom trabalho. 

Em visita à Folha de Pernambuco, o baiano de Salvador, conversou sobre o poder que as marcas têm em momentos de transformações aceleradas. “A marca é uma coisa que fica no coração, o desafio das empresas é como continuar nesse lugar ao longo do tempo. A força da marca é imensa. Quando realizamos a estratégia da Parmalat, pensamos em usar os filhos, porque só eles fazem os pais mudarem padrão de consumo”, afirmou. 

De acordo com Nizan, é importante o autoconhecimento em momentos de mudanças sociais, políticas, econômicas e até mesmo comportamentais. Esse direcionamento é positivo para que seja traçado um método de conquista das pessoas. “O desafio é se vender, botar para fora, se promover. Se você olhar na televisão ou no digital, tem que se perguntar qual é a estratégia daquele comercial. Quando os comerciais são todos iguais, isso significa que eles não têm estratégia, porque estratégia é ser diferente, é ser você. O meu papel é pensar na estratégia e trabalhar com as agências dos clientes, apontando o caminho onde eles devem desenvolver a parte criativa”, disse. 

Nizan Guanaes destaca que o posicionamento de uma marca é um fator primordial para que ela tenha sentido de existir na rotina e na vida do consumidor e para que tenha uma identidade própria. Para ele, a relação de consumo mudou totalmente. 

“Todas as grandes empresas são aquelas seguidas pelo consumidor. A Nike, a Apple. Elas têm essa personalidade. Elas atraem. A moda é danada para fazer isso. A moda está se tornando mais sustentável, está fazendo releituras, mas é o consumidor que a segue. Ela tem que ter um posicionamento claro. ‘Eu sou isso’. Se uma marca não tem sentido de existir, vai morrer”, destacou. 

O CEO da N Ideias aponta ainda a importância de ter um posicionamento específico para cada momento de ação a ser realizada. “Tenho mostrado para os clientes que tem horas que o anúncio é relações-públicas, tem horas que é um evento, tem horas que é um comercial, tem que horas que é uma política de patrocínio, tem horas que é uma experiência. Os compartimentos não são moradas da inteligência. Eu abro minha palestra com um poema do pernambucano Manuel Bandeira: ‘A vida inteira que podia ter sido e que não foi’. É isso que a gente não pode deixar ser”, declarou.

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