ASA Indústria com sabores para todos os gostos
O faturamento do setor que produz alimentos cresceu 16,9% em 2021 no País, na comparação com o ano anterior, e a receita dessa indústria chegou a R$ 922,6 bilhões no mesmo período, de acordo com os dados da ABIA
Cozinhar e comer bem estão entre as principais coisas que o brasileiro gosta de fazer. Com essa tendência aliada à volta das atividades econômicas em bares, restaurantes e serviços de alimentação, o consumo de alimentos está em alta no País. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o segmento registrou um crescimento de 16,9% em seu faturamento e de 1,3% na produção em 2021 em relação a 2020. Somente no último ano, a receita do setor chegou a R$ 922,6 bilhões, somando exportações e vendas para o mercado doméstico.
De acordo com a ABIA, o resultado obtido pelo segmento representou 10,6% do PIB nacional. Quanto ao faturamento total, os alimentos contribuíram com R$ 766,3 bilhões. Em termos reais, descontada a inflação, as vendas do setor avançaram 3,2%. A Associação aponta ainda que esse desempenho se deve ao crescimento de 1,8% da receita no varejo doméstico e de 18,6% nas exportações. As vendas para o mercado interno representam 73,5% do faturamento da indústria e geraram R$ 678,5 bilhões em 2021. Já o aumento doméstico se dá pelo setor de food service, que respondeu por 26,3% das vendas locais da indústria em 2021 ante 24,4% em 2020.
ASA Indústria
A continuidade de uma filosofia de 25 anos de história. Esse é o trabalho que a ASA Indústria vem desenvolvendo para manter a proximidade com quem consome e a qualidade nos produtos, principalmente no ramo alimentício. O grupo foi vencedor das categorias ‘Extrato de Tomate’, ‘Molho de Tomate’, ‘Goiabada’ e a segunda colocação em ‘Ketchup’.Todos com a marca Palmeiron. Além destas categorias, o nome Vitamilho foi o primeiro colocadao do segmento ‘Farinha de milho’.
“Ao longo desses anos é muito presente nossa preocupação de levar produtos que apresentem soluções para o cotidiano do nosso consumidor. Acompanhamos a evolução da tecnologia dentro das melhores práticas de desenvolvimento de itens para ofertar uma linha contemporânea e servir bem ao consumidor, seja em qual for o segmento”, declarou o diretor de Marketing da ASA, Wagner Mendes.
Wagner destaca ainda que o Grupo focará no lançamento de novos produtos do gênero alimentício para abrir mercados. “Estamos entrando no segmento de vinagre no futuro. Antes de irmos ao mercado, investimos em pesquisas para apontar o melhor produto, precificação, investindo em distribuição e que o consumidor possa encontrar em qualquer momento de consumo, além de investir no e-commerce”, disse.
Para que a relação com o consumidor seja positiva e os clientes recebam melhores produtos, o grupo busca entender os desejos do mercado. “Investimos muito no marketing, mas não somente na comunicação que é uma parte importante do processo. Temos uma comunicação para reter na mente do consumidor a importância para ele da nossa marca”, contou o diretor.
O Grupo conta com 1.500 funcionários distribuídos em quatro unidades produtivas, sendo três em Pernambuco (Recife, Belo Jardim e Petrolina) e uma em Campina Grande, na Paraíba.
A ASA também foi campeã em outros segmentos, ocupando a primeira colocação em mais duas categorias, ‘Sabão em pó’ e ‘Sabão em barra’, com a sua marca Bem-te-vi.