Quinta do Morgado: a bebida da felicidade, tradição e que mais cresce
A retomada das atividades econômicas e a consequente liberação de bares e restaurantes animam as empresas do setor, que agora estão otimistas em relação aos resultados e 2022
O setor de bebidas está aproveitando a volta das atividades econômicas. Com as flexibilizações por conta da baixa de casos da Covid-19, o segmento, que sofreu um forte impacto, passa agora a ter melhores expectativas em relação ao ano de 2022, já que bares, restaurantes e shows estão operando em níveis vistos antes da pandemia. Como prova da boa expectativa, a produção de bebidas alcoólicas registrou uma aceleração da produção de 6,4% no mês de março deste ano, como conta a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Quinta do Morgado
Uma pedida para todos os momentos. Assim podemos definir as ocasiões em que um vinho vai bem. E por conta do período de volta das atividades econômicas e sociais após a queda de casos da Covid-19, o vinho segue tendo uma posição de destaque entre os consumidores. O Quinta do Morgado, marca da Fante Bebidas, foi consagrado pelos consumidores com o primeiro lugar na categoria Vinho nacional. Como principal contribuição para manutenção da visibilidade da marca, a reinvenção das equipes de venda foi fundamental.
“É um reconhecimento. O trabalho está surtindo efeito e conseguindo se comunicar com o consumidor. Tivemos uma migração dos consumidores e a comercialização dos vinhos teve um movimento bom. Nos reinventamos totalmente, temos várias equipes de venda e quem vendia apenas para restaurante precisou mudar. O consumidor que foi para o supermercado, conseguiu ter uma boa oferta de produtos já que hoje os momentos são até mais reservados e pedem um bom vinho”, disse o diretor da Fante, Fabrício Navarro.
O Quinta do Morgado não é apenas um sucesso e líder no Nordeste. O vinho é o item mais exportado do Brasil, com 87% de sua produção destinada aos países da América Latina, com destaque para o Paraguai que é um dos principais consumidores da bebida.
Fabrício conta que apesar do poder de compra menor da população no momento, durante a pandemia o vinho foi mais consumido e, por conta da boa experiência, a procura ainda é alta. “A pandemia, por incrível que pareça, injetou dinheiro em parte da economia e repercutiu em consumo. Passado esse momento, hoje temos menos dinheiro, mas o consumidor provou e gostou. O vinho é uma bebida democrática, é bacana e é uma bebida de felicidade, diferenciada”, declarou.
Navarro afirma que com o avanço da tecnologia, o segmento também busca uma nova reinvenção. “O cenário hoje é desafiador, mas ideias não faltam. A vinícola tem projetos e uma planta para ser inaugurada ainda este ano. Temos novas embalagens, como o vinho em lata, que vem tendo uma boa aceitação e é ainda mais democrática”, destacou.
A Fante Bebidas foi fundada no ano de 1970, no interior de Flores da Cunha, cidade do Rio Grande do Sul. A empresa da Serra Gaúcha é especializada na produção e comercialização de vinhos, sucos, espumantes e destilados, contando com mais de 100 produtos e mais de 20 marcas registradas. A empresa conta com a contribuição de mais de 200 funcionários e, além destes, conta com o trabalho de mais de 400 famílias produtoras de uva e com a colaboração de outras 25 vinícolas parceiras.
A operação comercial da indústria é feita pela Ingá Vinhos, e no Nordeste a empresa está desenvolvendo a Fante Nordeste, com uma planta em Vitória de Santo Antão que ficará responsável pela produção dos produtos destilados.