Logo Folha de Pernambuco

Varejo

Shopping Recife: varejo se reinventa e quer retomar vendas

O consumo e as tendências de mercado passaram por mudanças profundas em função da pandemia

Shopping Recife Shopping Recife  - Foto: Divulgação

A pandemia da Covid-19 afeta o mundo há cerca de mais de dois anos. Diversos setores foram fortemente impactados, mas o varejo está entre os ramos que mais sofreram com os reflexos da crise sanitária. Diante de uma nova realidade, o consumo e as tendências de mercado passaram por mudanças, com a readequação dos hábitos de compra para segurança das pessoas e os desafios causados pela situação econômica que muitos brasileiros passaram a enfrentar.

No ano passado, o País enfrentou um veloz processo de transformação para atender as expectativas e desejos dos consumidores. Apesar dos deságios, o segmento se reinventou e buscou estar ainda mais próximo dos clientes para estreitar o relacionamento, ofertando ainda espaços mais abertos e amplos.

As expectativas do varejo para 2022 são de crescimento e retomada do volume de vendas, principalmente por conta do avanço da vacinação da Covid-19. Prova disso, são os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostram que o setor cresceu 1,7% no acumulado de 12 meses em fevereiro. Os dados foram divulgados na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), que mostram ainda que o setor cresceu 1,3% na comparação com fevereiro de 2021.

Shopping Recife
Reformulações do seu espaço e atração de novos serviços para ter um atendimento ainda melhor para o consumidor. Foi assim que o Shopping Recife atuou quando começou a pandemia para estar próximo de todo o seu público, entre lojistas, clientes e colaboradores. Dessa forma, consegue estar presente na vida de quem faz o dia a dia do empreendimento, e conquistou o primeiro lugar na categoria Shopping Center do Prêmio Marcas Que Eu Gosto. De acordo com a superintendente do centro de compras, Renata Cavalcanti, uma das ações realizadas recentemente foi o investimento de R$ 16 milhões para revitalização do espaço interno do mal, com a finalidade de acomodar melhor os clientes. 

“Não deixamos de fazer investimentos. Foram cerca de R$ 16 milhões na revitalização em uma das nossas Praças de Alimentação, buscando trazer ainda mais conforto e funcionalidade para os nossos clientes, o que possibilitou a chegada de novas operações gastronômicas, consolidando o centro de compras como um grande polo da cidade”, disse.

O Shopping ainda buscou ações para atrair novas operações para o centro de compras. “Avançamos em diversas negociações estratégicas para trazer grandes operações para o mall e concluímos, recentemente, uma obra em nosso anel viário que facilita o fluxo no nosso entorno e estacionamento. Em 2022, trouxemos para o mall a marca suíça Lindt, sendo a primeira loja na capital pernambucana, e ainda estamos trazendo grandes atrações como a exposição de Van Gogh, pela primeira vez no Nordeste”, destacou Renata.

Um novo produto que foi implementado foi o Jardim Gastrô, pensado em oferecer um espaço ao ar livre, por conta das restrições da Covid-19. “É um projeto exclusivo e criado especialmente para o Shopping Recife. Trouxe no fim do ano passado para o Parque das Esculturas, sete contêineres de operações já consolidadas na cidade, ao ar livre, com participação de alguns de nossos lojistas, grandes chefs pernambucanos e também de empreendedores de Entra Apulso, através do Instituto Shopping Recife”, afirmou a superintendente do shopping.

De acordo com Renata, as redes sociais foram uma das ferramentas que auxiliaram na aproximação com os clientes. “As redes sociais nos ajudaram bastante a manter o vínculo com o nosso público, um canal direto de contato e interação dos nossos clientes com a marca. Além de pensar em eventos adequados para o momento e de implementar protocolos para que nossos clientes se sentissem seguros por aqui, mantendo a lembrança e vínculo com o equipamento”, contou.

Fundado em 7 de outubro de 1980, o Shopping Recife é o primeiro centro de compras do Estado e hoje conta com uma estrutura que reúne 450 lojas (sendo 90 no segmento de alimentação), 14 salas de cinema, centro médico, e espaços para eventos de pequeno, médio e grande porte. Além disso, o mall conta com o Parcão, um parque pet ao ar livre com 1.400m², e um Food Hall de 500 m² que oferece música e gastronomia ao ar livre, no Parque das Esculturas do centro de compras.

Veja também

Newsletter