Marcas Que Eu Gosto 2024

Grupo Moura: novos negócios e liderança

Com 66 anos de história, o Grupo Moura conquistou o primeiro lugar no segmento Baterias de Carro no Marcas Que Eu Gosto 2024

Grupo Moura se destaca no mercado com seus 66 anos de históriaGrupo Moura se destaca no mercado com seus 66 anos de história - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Com marcos de inovação, seja no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias ou na expansão de suas operações industriais e comerciais e integração a novos negócios, o Grupo Moura se destaca no mercado com seus 66 anos de história. 

Dentro do aspecto de inovação, a empresa utiliza Inteligência Artificial (IA) em várias áreas. No segmento industrial, por exemplo, a ferramenta permite uma automação mais inteligente e eficiente, otimizando operações, aumentando a produtividade e reduzindo custos. 

Na Moura, a utilização da IA também está impulsionando a criação de novos modelos de negócios e oportunidades de mercado e mudando a manutenção preventiva, permitindo identificar e resolver alguns pontos para que não se tornem em problemas.

Atualmente, a produção anual da empresa ultrapassa dez milhões de baterias, com mais de três mil modelos de produtos no portfólio. Ela também é um importante player exportador brasileiro. 

A Moura conquistou o primeiro lugar no segmento Baterias de Carro no Marcas Que Eu Gosto 2024

De acordo com a gerente de marketing da Baterias Moura, Mariana Lisboa, a empresa atende muito além do mercado automotivo e é líder no fornecimento das montadoras e no mercado de reposição. 

“A Moura evoluiu para organização que desenvolve as mais recentes tecnologias em energia, para as mais diversas aplicações da sociedade: carros e motos que transportam pessoas, caminhões e empilhadeiras que abastecem o País, caixas eletrônicos, sistemas fotovoltaicos, circuitos de segurança, data centers, aparelhos hospitalares, nas antenas de telefonia que garantem a comunicação entre todos e até em locomotivas e barcos”, comenta.

Diversidade e inclusão no Grupo Moura

Com o intuito de promover a diversidade e inclusão, a empresa conta com o Programa de Diversidade & Inclusão (D&I), uma jornada que vem evoluindo de forma guiada pelos valores da Cultura Empresarial Moura (CEM), pelo Programa de Integridade Moura (PIM) e pela força do “Social” do ESG (governança ambiental, social e corporativa). 

“Essa jornada ganhou importância central na organização a partir de 2022 com metas estabelecidas para os próximos cinco anos com cinco pilares voltados para os grupos minorizados: Pilar de Desenvolvimento e Inclusão de Pessoa com Deficiência, Pilar de Equidade de Gênero, Pilar de Raça e Etnia, Pilar de Orientação Sexual e Identidade de Gênero e Pilar de Gerações”, reitera Mariana Lisboa.

Além da política de Diversidade & Inclusão, a empresa promove a Política de Identidade de Gênero, além de um manifesto. O conjunto de ações reforça o posicionamento da marca a respeito do tema. 

No pilar de Inclusão e Desenvolvimento de Pessoas com Deficiência foi inaugurada a Associação da Pessoa com Deficiência de Belo Jardim para beneficiar toda a região. 

No local, a empresa promove o pagamento de 100% de cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e idiomas, além de oferecer o auxílio-deslocamento para quem atua na cidade. 

Mais

Com 66 anos de história, o Grupo Moura foi pioneiro do polo de autopeças de Pernambuco e do processo de descentralização da produção e componentes para automóveis, antes concentrados no eixo Sul e Sudeste. 

Atualmente, a empresa tem o maior polo produtivo de acumuladores de energia da América do Sul. 

A Moura conta com mais de 6.500 mil colaboradores. Oito dos dez carros mais vendidos do Brasil saem de fábrica com uma bateria Moura.  

Além de abastecer diretamente as montadoras, a maior parte dos produtos vai para o mercado de reposição através da Rede Moura, com 91 distribuidores exclusivos no Brasil, Argentina e Uruguai. 

Veja também

Chevrolet: compromisso e equidade
Marcas Que Eu Gosto 2024

Chevrolet: compromisso e equidade

Novo Atacarejo: expansão constante
Marcas Que Eu Gosto 2024

Novo Atacarejo: expansão constante

Newsletter