Marcas Que Eu Gosto 2024

No calendário de eventos e do mercado

Realizada entre os meses de janeiro e fevereiro de 2024, a pesquisa sobre hábitos de consumo para a revista Marcas Que Eu Gosto contou com 600 entrevistados do Recife, de todas as classes socioeconômicas

Marcela Montenegro, diretora-executiva do IpespeMarcela Montenegro, diretora-executiva do Ipespe - Foto: Paullo Allmeida

A partir dos diferentes cenários econômicos e sociais, a escolha dos consumidores, muitas vezes, é modificada. Neste contexto, as marcas têm desafios a enfrentar para se manter em evidência e se adequar às novas conjunturas da sociedade. Inovação, qualidade e atenção com o público podem ser aspectos de destaque para as empresas. 

E para saber quais marcas estão na preferência e no coração da população recifense, o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), em parceria com a Folha de Pernambuco, realiza mais uma pesquisa de consumo. O resultado é apresentado na 21ª edição do Prêmio Marcas Que Eu Gosto. 

Segundo a diretora-executiva do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), Marcela Montenegro, o Marcas Que Eu Gosto já faz parte do calendário de projetos do mercado publicitário e comercial do Estado e da capital pernambucana. 

“O Marcas é ao mesmo tempo uma premiação e um estudo que levanta o posicionamento das marcas do ponto de vista das preferências dos consumidores recifenses”, afirma. 

49 categorias no Marcas Que Eu Gosto

A pesquisa, realizada entre janeiro e fevereiro de 2024, contou com 600 entrevistados do Recife de todas as classes socioeconômicas. Este ano, o estudo traz o levantamento de 49 categorias, incluindo diversos setores econômicos. 

Dentre as categorias, 47 são de marcas e duas são especiais, que incluem Marca Que Representa o Estado de Pernambuco e Marca Que Faz a Diferença. 

“Já que hoje se fala tanto em responsabilidade socioambiental e sustentabilidade, a busca por essas categorias especiais é também para a gente entender o posicionamento das marcas em relação a esses aspectos”, disse Marcela. 

O estudo é realizado presencialmente a partir de um extenso questionário aplicado em tablets por pesquisadores do Ipespe. “São entrevistas domiciliares e também em pontos de fluxo”, destaca a diretora. Após a colheita dos dados, a equipe do instituto corrige, codifica e processa eletronicamente as informações. Com isso, são produzidos relatórios com os resultados.  

Três novidades

No Marcas Que eu Gosto 2024, três novas categorias foram adicionadas: Frango, Farmácia de Manipulação e Site de Apostas Esportivas. 

“A categoria Site de Apostas Esportivas tem sido muito falada e entrou nos hábitos dos consumidores. A gente achou que era interessante trazer isso ao Marcas, para acompanhar essa nova categoria e observar esses movimentos causados por aspectos da economia, hábitos e momentos de crise econômica”, explica Marcela Montenegro. 

Ainda segundo a diretora-executiva, assuntos como responsabilidade socioambiental e atitudes éticas e inclusivas das empresas estão impactando cada vez mais como o público avalia as marcas. 

“A comunicação das marcas tem trabalhado esse conceito de forma muito relevante. Isso passa a ser mais um critério de avaliação e para estabelecer esse vínculo emocional. É importante que a comunicação de cada uma das marcas explore isso da melhor forma porque sem dúvida é um critério crescente em termos de avaliação”, finaliza.  

“Aspectos como responsabilidade socioambiental e atitudes éticas e inclusivas das empresas estão impactando cada vez mais como o público avalia as marcas.” 
Marcela Montenegro, diretora-executiva do Ipespe

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