Logo Folha de Pernambuco

São João

São João de Olinda 2024: festa Beguiri de Xangô acontece nesta sexta (28)

Dentre as atrações, estão a Quadrilha infantil Coração Mirim, Quadrilha Raio de Sol, Juninho do Coco, entre outros

No São João de Olinda, festa Beguiri de Xangô acontece nesta sexta (28)No São João de Olinda, festa Beguiri de Xangô acontece nesta sexta (28) - Foto: Elimar Caranguejo

Como parte das comemorações do São João de Olinda 2024, a Associação Recreativa Carnavalesca Afoxé Alafin Oyó promove a segunda edição da festa Beguiri de Xangô, nesta sexta-feira (28).

A programação acontece no Clube Atlântico de Olinda, a partir das 18h. A entrada é gratuita.

Atrações
O evento vai contar com o Xiré - momento de louvação aos orixás -, apresentação do próprio Afoxé Alafin Oyó, além de várias atrações artísticas. Dentre elas, estão: Quadrilha infantil Coração Mirim, Quadrilha Raio de Sol, Juninho do Coco, Coco do Amaro Branco e Companhia do Continente Africano Toffodji.

Quadrilha Raio de Sol é a grande campeã do 38° Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas do São João do RecifeQuadrilha Raio de Sol é uma das atrações da festa Beguiri de Xangô, no São João de Olinda. - Foto: Marcos Pastich/PCR Imagem

Xangô, o orixá exaltado no mês de junho pelos adeptos do Candomblé, é considerado pelas religiões de matrizes africanas como “divindade da justiça”. Representado pelo fogo e pelas cores marrom e vermelho, ele era o rei governante da cidade de Oyó e suas festividades também são marcadas pelas fogueiras. A celebração do orixá da justiça também é conhecida como “festa da fartura”.

História do Afoxé Alafin Oyó
O Afoxé Alafin Oyó foi fundado em março de 1986, em Olinda, e é o primeiro e único Afoxé a receber o Título de Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco. Conhecido também como “Candomblé de rua”, o grupo tem grande representatividade no meio cultural e artístico no Brasil. O nome “Alafin”, em iorubá, remete a um título de nobreza que significa “senhor/rei do palácio”. Já o termo “Oyó” faz referência à capital do antigo reino de Iorubá, na África, onde hoje fica a Nigéria.

Através dos Afoxés e Terreiros de toda a Região Metropolitana do Recife, o evento contará com a exposição e a oferta gratuita para todos os convidados, com comidas representando cada orixá, especialmente, o Beguiri, que é um dos pratos ofertados ao orixá Xangô.

Veja também

Newsletter