Logo Folha de Pernambuco

ESPORTES

Abertura, mascotes, chama olímpica: o que se sabe até agora sobre os Jogos de Paris

Identidade de quem acenderá a pira é mantida em sigilo, mas um nome desponta como favorito a 100 dias da cerimônia inaugural

Os anéis olímpicos em frente à Torre Eiffel: Paris está a 100 dias de receber os Jogos Olímpicos Os anéis olímpicos em frente à Torre Eiffel: Paris está a 100 dias de receber os Jogos Olímpicos  - Foto: Ludovic Marin/AFP

Leia também

• 100 dias para Paris-2024: Time Brasil terá agentes da PF na delegação que vai aos Jogos Olímpicos

• Cinco anos depois do incêndio, Notre Dame de Paris se prepara para reabrir em dezembro

• A 100 dias das Olimpíadas de Paris, Macron cogita limitar cerimônia de abertura no rio Sena

Faltando 100 dias para os Jogos de Paris, a expectativa para o evento só aumenta. Enquanto muitos atletas ainda correm por uma vaga em suas respectivas competições, algumas definições já estão mais do que certas. Como a cerimônia de abertura no rio Sena, o mascote e o formato das medalhas. Confira abaixo.

Como será a cerimônia de abertura de Paris-2024?
Esqueça a festa no centro de um estádio seguida pelo desfile dos atletas no entorno do gramado. Ao contrário do que tradicionalmente acontece, a cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris será no rio Sena. Cada delegação nacional percorrerá um trecho das águas dentro um barco. A viagem será de leste para oeste, com os 10.500 atletas passando pelo centro de Paris num trecho de cerca de 6 quilômetros. Confira algumas das atrações turísticas que serão contempladas no percurso.

Notre-Dame de Paris

Museu do Louvre

Pont des Arts

Pont Neuf

Pont Alexandre III

Museu d’Orsay

Atletas aparecerão no palco ao lado das atrações musicais, para quebrar a ideia de separação entre eles. Já para o público muda a experiência e também o acesso. Há, sim, venda de ingressos para assistir à cerimônia nos setores inferiores, entre a ponte Austerlitz e a ponte de Iéna. Mas, nos superiores, a entrada será gratuita. Cerca de oitenta telões e caixas de som estarão instaladas para dar conta das centenas de milhares de pessoas esperadas.

Quem vai acender a pira olímpica dos Jogos de Paris?
Como se sabe, este costuma ser um dos segredos mais bem guardados de qualquer edição de Olimpíada. Desta vez não é diferente. Mas já há um grande nome cotado no país: Marie-Jose Perec, velocista tricampeã olímpica e considerada uma lenda viva do esporte francês. A própria já afirmou que ficaria muito honrada se for escolhida. Mas disse que preferia fazer parte de uma equipe que incluísse paratletas, para reforçar a ideia de Jogos acessíveis (uma das principais bandeiras dos organizadores).

- Acho que uma equipe inclusiva será a melhor mensagem que a França poderia mandar nesses tempos sombrios - disse Perec em novembro.

Outros nomes cotados também são de tricampeões olímpicos. Como a ex-nadadora Laure Manadou, o judoca Teddy Riner e o jogador de handebol Nikola Karabatic. Os dois últimos, por ainda estarem em atividade e competirem nos Jogos deste ano, são menos prováveis.

A cerimônia de acendimento do fogo olímpico ocorreu nesta terça, em Olímpia, na Grécia. A chama chegará por mar a Marselha, de barco, no dia 8 de maio. A partir daí, a rota inclui territórios ultramarinos, como a Guiana Francesa, Guadalupe e Martinica.

Qual é o mascote dos Jogos?
As mascotes foram reveladas em 2022 e possuem um formato inusitado. As Phryges (olímpica e paralimpica) são inspiradas no barrete frígio, também chamado no país de gorro da liberdade. Trata-se de uma espécie de touca, da cor vermelha, usada pelos republicanos franceses que lutaram pela tomada da Bastilha, evento de 1789 que culminou com a instalação da primeira república francesa em 1792.

- Escolhemos um ideal em vez de um animal - disse o presidente do comitê organizador de Paris-2024 Tony Estanguet quando as mascotes foram reveladas.

Como serão as medalhas de Paris-2024?
O design das medalhas foi revelado em fevereiro. O grande diferencial das 5.084 peças que serão distribuídas é a peça central de ferro no formato hexagonal que já fez parte da Torre Eiffel. Ela pesa 18 gramas e vem de pedaços da torre removidos durante obras de reforma ao longo do século XX. Como parte da caracterização, receberam uma gravação com a logomarca dos Jogos de Paris.

Veja também

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

Luta pelo acesso: confira como chegam os concorrentes do Sport na última rodada da Série B
Série B

Luta pelo acesso: confira como chegam os concorrentes do Sport na última rodada da Série B

Newsletter