Achar goleiro após saída de Mailson tem sido o carma do Sport na Série B
Desde que o prata da casa deixou o clube, em julho, Leão já teve três arqueiros em sua meta
Neste ano, enquanto esteve na meta rubro-negra, Mailson também era sinônimo de segurança para os torcedores do Sport. Falando do principal objetivo do clube na temporada, o prata da casa entrou em campo nos 19 jogos do primeiro turno da Série B e, assim como em 2021, vinha acumulando atuações de destaque. Enquanto foi o responsável por evitar que o Leão saísse de campo derrotado, o arqueiro tomou apenas oito gols. Foram 12 compromissos sem ser vazado na Segundona. Uma média de 0,42 tentos sofridos.
Em julho, após várias tentativas do Sport estender o vínculo de Mailson - que se encerrava no final do ano -, o Leão acabou acertando a ida do goleiro para o Al Taawon, da Arábia Saudita. Desde então, o clube da Ilha do Retiro viu os números defensivos piorarem e tem sofrido para encontrar o substituto ideal do ex-camisa 1.
Em nove rodadas do segundo turno, o Sport sofreu 13 gols com três goleiros diferentes atuando na retaguarda. Até então a primeira opção, Carlos Eduardo conviveu com falhas recorrentes e foi responsável por tomar 10 gols em quatro partidas. Com a mesma quantidade de aparições do companheiro, Saulo tem estatísticas melhores. Atual dono da posição, só foi vazado em três oportunidades.
Leia também
• Após tomar terceiro amarelo diante do CRB, Fábio Alemão vira baixa contra a Ponte
• Próximo confronto na Série B, Sport tem apenas uma vitória contra a Ponte Preta como visitante
• Com apenas uma vitória, Sport tem 21,4% de aproveitamento como visitante na Série B
Por outro lado, contratado para resolver o problema, Denis participou de apenas um jogo, siando de campo zerado na vitória de 1x0 sobre a Chapecoense. O arqueiro, no entanto, sofreu uma lesão no joelho no treinamento que antecedeu a partida com o Novorizontino e tem retorno previsto para daqui a oito meses.
Para o técnico Claudinei Oliveira, a quantidade de gols tomados no segundo turno se dá pela eficiência dos adversários. Nas nove partidas que o Sport fez no returno, o Leão viu 22 chutes irem na direção de seus goleiros. Contra o Ituano, por exemplo, o Rubro-negro viu cinco bolas chegar em Carlos Eduardo. Destas, quatro resultaram em gols. Na última partida, perante o CRB, os alagoanos tiveram um aproveitamento de 100% nas finalizações que encontraram a meta leonina, segundo dados levantados pelo SofaScore - site estatístico.
“Estamos dando poucas oportunidades aos nossos adversários. Se formos ver quantas chances criamos e quantas cedemos… Os nossos erros fora de casa têm custado caro, e os adversários têm sido eficientes, não tem outra explicação. É coisa do futebol. Se fosse em qualquer outro esporte, pelas estatísticas, venceríamos”, contou.
Outro fator que contribui para a queda de rendimento do setor defensivo é a ausência de Rafael Thyere. Dupla de Sabino desde a temporada passada, o capitão rubro-negro virou baixa, coincidentemente, na mesma época em que Mailson deixou o clube. Recuperado de lesão muscular, o defensor agora busca evoluir de um quadro de tendinite a tempo de retornar ao time. Com Fábio Alemão suspenso, há a expectativa que o camisa 15 possa atuar perante a Ponte Preta, nesta quarta-feira. Caso seja vetado pelo Departamento Médico, Chico será acionado.