Acidente no Paraná: COB e Lula lamentam tragédia que vitimou sete atletas de remo
Os jovens eram integrantesdo Projeto Remar para o Futuro
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentaram o grave acidente envolvendo três veículos que deixou nove mortos e dois feridos na noite deste domingo (20), na BR 376, em Guaratuba, no Paraná.
Entre os falecidos, sete eram atletas do remo, integrantes do Projeto Remar para o Futuro.
"O Movimento Olímpico brasileiro acordou consternado com a morte de jovens talentos do remo, que faleceram em acidente automobilístico quando voltavam a Pelotas (RS) depois de participarem do Campeonato Brasileiro em São Paulo (SP)", lamentou a entidade.
As vítimas do acidente tinham entre 15 e 52 anos. Além dos sete jovens do projeto, morreram o treinador da equipe, Oguener Tissot, e o motorista da van que conduzia o grupo.
Leia também
• Quem são as vítimas de acidente com equipe de remo de Pelotas
• No retorno de Neymar, Al-Hilal vence Al-Ain, fora de casa, pela Champions League Asiática
• Acidente com equipe de remo de atletas adolescentes deixa nove mortos no Paraná
Das dez pessoas que estavam no veículo, somente um adolescente de 17 anos sobreviveu.
"O Comitê Olímpico do Brasil (COB) expressa seu mais profundo pesar e se solidariza com os familiares e amigos dos jovens mortos, com o Projeto Remar para o Futuro, um dos celeiros do remo nacional, com o Clube Português e com a Confederação Brasileira de Remo. Além disso, o COB faz votos para a pronta recuperação das duas vítimas retiradas com vida, um deles um adolescente de 17 anos."
Iniciado em 2015, o projeto consistia numa parceria envolvendo o Clube Centro Português, a prefeitura de Pelotas (RS) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).
Ainda no domingo, a equipe fez uma publicação falando sobre a participação no Campeonato Brasileiro Unificado, disputado em São Paulo.
"Mais de 30 clubes de todos Brasil participaram da competição mais importante da temporada, e mesmo com uma das menores equipes, oito atletas, conquistamos o 6º lugar na classificação geral. A gratidão é imensa a todos que fazem parte da nossa família e contribuem nesse processo duro, que não medem esforços para vencer as adversidades para fazer esporte de base no nosso projeto."
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou seu perfil no X (antigo Twitter) para também manifestar solidariedade a familiares dos atletas que morreram em um acidente rodoviário no Paraná.
"Com tristeza e pesar, soube da morte de nove pessoas, sendo sete adolescentes, de uma equipe de remo de Pelotas, em um trágico acidente na BR-376, em Guaratuba, Paraná. Não há palavras que possam descrever a dor de perder um filho ou neto. A dor é irreparável. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas", disse o presidente.
Com tristeza e pesar, soube da morte de nove pessoas, sendo sete adolescentes, de uma equipe de remo de Pelotas, em um trágico acidente na BR-376, em Guaratuba, Paraná. Não há palavras que possam descrever a dor de perder um filho ou neto. A dor é irreparável. Meus sentimentos e…
— Lula (@LulaOficial) October 21, 2024