Logo Folha de Pernambuco

Sport

Adversários do Sport na reta final estão entre os cinco melhores do returno

Leão tem pela frente Inter e Atlético/MG, que brigam pelo título, além de Bragantino e Athletico, de olho na Libertadores

Márcio Araújo em ação contra o Atlético/MGMárcio Araújo em ação contra o Atlético/MG - Foto: Pedro Vale

Faltando quatro rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, os torcedores do Sport estão cientes que o clube do coração não terá vida fácil nesta reta final de competição. Com jogos a serem feitos contra Inter, Bragantino, Atlético/MG e Athletico/PR, o Leão terá pela frente dois times que brigam pelo título e dois que tentam beliscar vaga na Libertadores. Levando em conta as campanhas apenas no returno, o Rubro-negro tem o 17º melhor desempenho, com 14 pontos. Já os seus oponentes estão entre os cinco melhores colocados até o início da 35ª rodada. 

Adversário do Sport nesta quarta-feira, o Internacional sempre se manteve na parte superior da tabela. Sob o comando de Eduardo Coudet, o Colorado virou o turno na vice-liderança da competição, atrás do São Paulo, antes de largar o projeto e embarcar para o futebol espanhol. Substituto do argentino, Abel Braga teve início irregular no comando da equipe. Nos quatro primeiros jogos, o veterano treinador não ganhou um compromisso sequer, vendo o time fechar a 24ª rodada na 7ª colocação, ficando 12 pontos atrás do Tricolor do Morumbi. Desde então, a equipe gaúcha parou de tropeçar no campeonato e já soma 12 jogos invicto. São nove vitórias, três empates e 31 pontos no returno. Um a mais que o Flamengo, que já entrou em campo na rodada. Se vencer o Sport, o Inter abre quatro na liderança geral da Série A, faltando três compromissos para o fim. 

Passado o duelo com o Inter, o Sport volta a jogar em casa depois de dois compromissos longe do Recife. Pela frente, os donos das terceira e quarta melhores campanhas do segundo turno, respectivamente. Primeiro, o Leão recebe o Bragantino, na segunda-feira (15), na Ilha. De volta à Série A depois de 22 anos, o Massa Bruta virou o turno na penúltima colocação, com 19 pontos. Sob a batuta de Claudinho, artilheiro do campeonato com 17 gols, empatou com o Flamengo nesta rodada, e já tem 48 pontos no geral. Em 16 encontros realizados no segundo turno, foram oito vitórias, cinco empates e três derrotas. Vinte e nove pontos, e desempenho que o colocou na briga por uma vaga na Libertadores deste ano. 

Na 37ª e penúltima rodada, é a vez do Leão encarar o Atlético/MG, na capital pernambucana. Comandado por Sampaoli, o Galo mineiro pode chegar à liderança do returno nesta rodada, dependendo dos resultados deste meio de semana. Foram 28 pontos até aqui, em 15 partidas. Porém, duas das três derrotas no returno foram para equipes do Z-4. Com atuações instáveis longe de seus domínios, o Alvinegro de Belo Horizonte perdeu para Vasco e Goiás, nas 32ª e 34ª rodadas, fora de casa. A seis pontos do líder Internacional na tabela, pode visitar o Rubro-negro vivo na briga pelo título. 

Assim como o Bragantino, o Athletico/PR estava na zona de rebaixamento depois das 19 rodadas inicias. Atual campeão da Copa do Brasil, o Furacão deu a volta por cima e é mais um time que pode entrar para valer na briga por vaga na Libertadores. Neste meio de semana, visita o Corinthians, e um triunfo joga o Rubro-negro de Curitiba para a 8ª posição na tabela, chegando aos 49 pontos. Com 27 pontos em oito vitórias, três empates e quatro derrotas no segundo turno, é o dono da quinta melhor campanha e não deve facilitar a vida para o Sport na rodada final. Mesmo que chegue sem chances de conseguir uma vaga na competição continental, deverá entrar em campo querendo o lugar mais alto possível da tabela, de olho na premiação do Brasileiro.  

Veja também

Newsletter