Afegão compete nas Paralimpíadas após operação de fuga bem-sucedida
Rasouli chegou em Tóquio no dia 28 de agosto
Hossain Rasouli escapou do Afeganistão pouco tempo após a tomada de poder do Talibã, visando competir nas Paralimpíadas de Tóquio. O atleta foi para Paris continuar seu treinamento, com uma operação secreta. Hoje, ele entrou em ação na prova do salto em altura da classe T47 (para atletas com deficiência nos membros superiores), e alcançou sua melhor marca pessoal, terminando na 13ª colocação.
Em sua melhor tentativa, o afegão conseguiu 4.46m. Embora não tenha conseguido uma marca que o colocasse no pódio, sua participação já é algo a se comemorar. O brasileiro Michel Gustavo também participou da prova e fez 6.55m no melhor salto, terminando em 9º lugar.
Leia também
• Talibãs desfilam triunfantes no aeroporto de Cabul após retirada dos EUA
• Talibã diz que mulheres poderão estudar no Afeganistão, mas separadas dos homens
Rasouli chegou em Tóquio no dia 28 de agosto, um dia depois da prova de velocidade que iria competir, os 100m na classe T47. Apesar do atraso, o Comitê Paralímpico Internacional concedeu a troca da prova, e ele pôde disputar o salto em altura.
Competindo na classe T47, o ex-jogador de futebol amputou a mão após a explosão de uma mina. Ele é um dos dois atletas do Afeganistão que conseguiram chegar em Tóquio. O outro é Zakia Khudadadi, do Taekwondo, que fará sua estreia na quinta-feira.