Ainda sem comando para 2024, veja como foi e onde estão os ex-treinadores do Náutico em 2023
Timbu teve Dado Cavalcanti, Fernando Marchiori e Bruno Pivetti na temporada que terminou sem o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro
Três treinadores, três trabalhos distintos e nenhum com saldo positivo no fim. Em 2023, o Náutico teve três profissionais à frente da equipe. A temporada começou com Dado Cavalcanti, passou por Fernando Marchiori e terminou com Bruno Pivetti. No aguardo das eleições presidenciais, o clube ainda não teve como iniciar o planejamento para o ano seguinte. Mesmo focado no futuro, os pernambucanos ainda estão atrelados ao presente marcado por decepções. Confira abaixo como foi o trabalho de cada técnico e onde estão agora após deixarem o Timbu.
Dado assumiu o Náutico ainda em 2022, na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro. Chegou com a missão de tentar evitar o rebaixamento do clube à Série C, mas sem sucesso. Ainda assim, permaneceu no clube até maio deste ano.
Ele ficou à frente do Náutico nas três primeiras competições do ano. No Campeonato Pernambucano e na Copa do Nordeste, o clube foi eliminado nas quartas de final para Salgueiro e ABC, respectivamente. O tropeço no Estadual, inclusive, fez os pernambucanos perderem a vaga na Copa do Brasil de 2024.
Leia também
• Ainda sem fechar com a LFF, Náutico recebe proposta da Libra
• Náutico aprova antecipação das eleições presidenciais; pleito deve ocorrer até dia 12 de novembro
• Náutico acerta empréstimo de Bryan ao Novorizontino
Por falar no mata-mata nacional, Dado e Náutico caíram na terceira fase, perante o Cruzeiro. O treinador ainda ficou no clube até a terceira rodada da Série C, sendo demitido após derrota dos alvirrubros por 3x0 para a Aparecidense. Ao todo, em 39 jogos, foram 17 vitórias, seis empates e 16 derrotas.
Após dois jogos sob o comando do interino Otávio Augusto, o Náutico anunciou a chegada de Fernando Marchiori. O novo treinador ficou até a 17ª rodada. Em 12 partidas com ele, o Timbu quatro vitórias, seis empates e duas derrotas - a última delas, por 4x2, diante do Paysandu, cravou a demissão.
A passagem de Marchiori também ficou marcada por questões extracampo. Primeiro, envolvendo o meia-atacante Matheus Carvalho, que curtiu uma postagem nas redes sociais criticando o técnico. Logo em seguida, o profissional entrou em atrito com o meio-campo Souza, que foi punido disciplinarmente pelo Timbu após discutir com o comandante e até cogitar deixar o elenco.
Faltando apenas dois jogos para o término da Série C, o Náutico trouxe Bruno Pivetti. O Timbu ficou no 2x2 nos duelos perante Brusque e São Bernardo, ficando fora do G8 que garantia lugar ao quadrangular final da competição.
Onde estão agora?
Desde que saiu do Náutico, Pivetti ainda não fechou com outro clube. A rescisão dele, inclusive, só foi publicada nesta quarta (13). Marchiori já arranjou trabalho: foi contratado pelo Sampaio Corrêa e fará a estreia pela Bolívia Querida, na Série B, contra a Chapecoense, sábado (15), no Castelão. Os maranhenses estão no 16° lugar, com 28 pontos.
Ao sair do Náutico, Dado chegou a trabalhar no América-RN, sem ajudar o time potiguar a evitar a queda à Série D. Ainda assim, recebeu um convite especial. O pernambucano integrou a comissão técnica da Seleção Brasileira nos dois primeiros compromissos das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, contra Bolívia e Peru.