Alcaraz abandona por lesão e Thiago Monteiro avança no Rio Open
Partida acabou quando o placar estava 1 a 1 no primeiro set
O tenista espanhol Carlos Alcaraz, atual número dois do mundo, abandonou nesta terça-feira (20) o ATP 500 do Rio de Janeiro devido a uma lesão no tornozelo direito, sofrida no início da partida contra o brasileiro Thiago Monteiro (117º), pela primeira rodada do torneio.
Favorito para conquistar o troféu que já ergueu em 2022, o espanhol de 20 anos abandonou a partida com claras dores no tornozelo quando o placar estava 1 a 1 no primeiro set.
Leia também
• Com recorde de contemplados, Bolsa Atleta, Bolsa Técnico e Time PE divulgam lista final de aprovados
• Chave principal do Rio Open começa com grandes nomes do tênis
Alcaraz se machucou no início do primeiro game, na disputa do segundo ponto do jogo ao buscar uma bola no seu forehand.
Seu tornozelo direito torceu provavelmente devido à dificuldade de deslizar na terra batida muito úmida da quadra principal do Jockey Club, banhada pela chuva que caiu desde a tarde desta terça-feira no Rio.
As chuvas, problema recorrente no torneio, obrigaram inclusive a adiar em três horas o início dos jogos deste segundo dia e quatro jogos tiverma que ser adiados para quarta-feira.
Após o incidente, o espanhol foi para sua cadeira, onde recebeu atendimento médico por dez minutos.
Seu tornozelo foi enfaixado e estabilizado sob o olhar preocupado de seu treinador, o ex-tenista espanhol Juan Carlos Ferrero, que da arquibancada acompanhava atentamente a situação de seu pupilo.
Apesar dos desconfortos visíveis em seu rosto, Alcaraz retornou à quadra e até mostrou um pouco de seu bom tênis.
Mas acabou abandonando a competição, para tristeza dos espectadores que aguardaram para vê-lo até tarde da noite no Rio.
"É muito triste vencer desta forma, porque sei o quanto cada jogador trabalha para estar preparado para um torneio desta magnitude. Só desejo a ele uma recuperação rápida, que não seja nada grave ou que afete a temporada dele", disse Thiago Monteiro.
Segundo melhor brasileiro da atualidade, o canhoto de 29 anos se manteve invicto diante do espanhol, a quem venceu nas oitavas de final do torneio de Adelaide de 2021 (com parciais de 7-6 e 6-3).
Seu contratempo físico se soma ao seu inesperado início de temporada: ele perdeu no sábado nas semifinais do ATP 250 de Buenos Aires para o chileno Nicolás Jarry (21º) e nas quartas do Aberto da Austrália para o alemão Alexander Zverev (6º) há quase um mês.
Sem chances de lutar pelo título no Rio, onde no ano passado perdeu a final para o britânico Cameron Norrie, Alcaraz completa sete meses sem conquistar um título. O último foi em Wimbledon, em julho.