Logo Folha de Pernambuco

Tênis

Alcaraz começa arrasador em Roland Garros, Ons Jabeur e Muguruza são eliminadas

As principais estrelas da competição estreiam nesta segunda-feira (23)

Carlos Alcaraz, tenista espanholCarlos Alcaraz, tenista espanhol - Foto: Anne-Christine POUJOULAT / AFP

Carlos Alcaraz confirmou suas aspirações em Roland Garros ao atropelar o argentino Juan Ignacio Londero no primeiro dia do torneio parisiense em que as principais surpresas vieram no feminino, com a eliminação de duas Top 10: Ons Jabeur e Garbiñe Muguruza. 

Aguardando os outros dois grandes candidatos ao título que estreiam nesta segunda-feira (230, o sérvio Novak Djokovic e o espanhol Rafael Nadal, o jovem Alcaraz (de 19 anos) foi a principal atração deste domingo em Roland Garros e o número 6 do mundo não decepcionou os espectadores presentes na imponente quadra Philippe Chatrier. 

Num jogo em que foi jogando cada vez melhor, Alcaraz venceu o argentino Londero (N.141) por 6-4, 6-2 e 6-0, em 1h50 de jogo, em que o espanhol acumulou mais winners (22 contra 10) e menos erros não forçados (25 contra 37).

"Jogar aqui é especial, este torneio é um dos primeiros que que assisti quando era criança e fazê-lo na frente de todos é um prazer", disse Alcaraz, ainda na quadra, admitindo que "no início" foi um pouco difícil se adaptar às dimensões gigantes da quadra central parisiense. 

"Com o apoio das pessoas ficou mais fácil. Eu sabia que Londero é um grande lutador e um grande jogador, ele teve jogos antes e foi difícil para a primeira fase, mas me ajuda a pegar o ritmo e me adaptar a jogar nesta quadra", acrescentou Alcaraz, cujo adversário na segunda fase será o seu compatriota Albert Ramos (N.42).

- Zverev avança com autoridade -
O alemão Alexander Zverev, número 3 do mundo e semifinalista em Paris no ano passado, também avançou para a segunda fase mostrando um tênis de alto nível. Ele derrotou o austríaco Sebastian Ofner (nº 218) com parciais de 6-2, 6-4 e 6-4. 

Seu próximo oponente será o argentino Sebastián Báez ou o sérvio Dusan Lajovic

Entre os 10 melhores, quem esteve perto de se despedir na primeira partida foi o canadense Feliz Auger-Aliassime (N.9), que virou após estar perdendo por dois sets a zero contra o peruano Juan Pablo Varillas (N.122) e terminou vencendo por 2-6, 2-6, 6-1, 6-3 e 6-3 em 3h14 de jogo. 

"No final, a experiência que ele tem neste tipo de jogo de cinco sets foi perceptível", admitiu Varillas.

Quem conseguiu um triunfo de prestígio foi o boliviano Hugo Dellien contra Dominic Thiem, embora o austríaco, duas vezes finalista em Paris (2018 e 2019), não seja o mesmo jogador desde que sofreu uma lesão no pulso no ano passado da qual ainda não parece totalmente recuperado. 

Dellien, de 28 anos, pode chegar à terceira fase de um Grand Slam pela primeira vez em sua carreira se vencer o russo Karen Khachanov (N.24). 

O argentino Diego Schwartzman (N.16) cumpriu as previsões embora tenha sofrido mais do que o esperado para vencer o russo Andrey Kuznetsov (N.227 e vindo do qualy) com parciais de 6-3, 1-6, 6-4 e 6-2. 

"Foi um bom jogo, mas para vencer os melhores tenho que melhorar muitas coisas", declarou Schwartzman, semifinalista em 2020 e tendo chegado às quartas de final em 2018 e 2021, em entrevista coletiva, e que pode enfrentar o sérvio Novak Djokovic, número 1 do mundo, nas oitavas. 

Na segunda fase, ele enfrentará o espanhol Jaume Munar (N.91).

- Surpresas no feminino -
O búlgaro Grigor Dimitrov, o americano John Isner, o russo Karen Khachanov e o holandês Botic van de Zandschulp foram os outros cabeças-de-chave classificados para a segunda fase, enquanto o espanhol Alejandro Davidovich e o americano Jenson Brooksby ficaram de fora (este eliminado pelo veterano uruguaio Pablo Cuevas). 

As principais surpresas do dia vieram do torneio feminino. A tunisiana Ons Jabeur (N.6), que apareceu em Paris com o melhor retrospecto da temporada no saibro (17 vitórias e 3 derrotas) e como uma das candidatas a chegar às últimas fases, perdeu para a polonesa Magda Linette (N.52) em três sets: 3-6, 7-6 (7/4) e 7-5.

"Obviamente eu esperava fazer melhor, mas talvez se algo ruim acontece agora é para algo bom no futuro", tentou se consolar Jabeur, de 27 anos, a primeira tenista árabe a subir no topo do ranking da WTA.

Muguruza vinha de uma temporada muito pior até agora e a tenista espanhola nascida em Caracas confirmou as piores previsões ao perder para a estoniana Kaia Kanepi (N.46), por 2-6, 6-3 e 6-4. 

Com as duas principais candidatas ao título, a polonesa Iga Swiatek, número 1 do mundo, e a tcheca Barbora Krejcikova, atual campeã em Paris, estreando nesta segunda-feira, Maria Sakkari a tenista mais bem classificada que jogou neste domingo, venceu com facilidade a francesa Clara Burel (N.94) com parciais de 6-2 e 6-3.

Veja também

Treinador do Santa Cruz sub20 faz análise do sorteio na Copa São Paulo
Futebol de base

Treinador do Santa Cruz sub20 faz análise do sorteio na Copa São Paulo

Revelação do pentatlo moderno, Jhon Xavier conquista duas medalhas na esgrima dos Jogos da Juventude
MEDALHISTA

Revelação do pentatlo moderno, Jhon Xavier conquista duas medalhas na esgrima dos Jogos da Juventude

Newsletter