Futebol Internacional

Amazon Prime é processada por transmitir cânticos homofóbicos em jogo do PSG

Clube parisiense foi punido com o fechamento de trecho da arquibancada

torcida do PSG torcida do PSG  - Foto: AFP

Várias associações defensoras dos direitos do coletivo LGBT+ informaram nesta quarta-feira (8) que abriram um processo contra a plataforma Amazon Prime, que transmitiu o jogo entre Paris Saint-Germain e Olympique de Marselha, em setembro, pelo Campeonato Francês, no qual os torcedores parisienses entoaram cânticos homofóbicos.

Durante a partida, vários torcedores do PSG xingaram seus rivais de "bichas" e "filhos da p...". Segundo uma jornalista da AFP que cobriu o jogo no Parque dos Príncipes, esses cânticos se repetiram por vários minutos, principalmente no setor Auteuil, onde se reúnem os ultras do PSG.

Pelo caso, o clube parisiense foi punido com o fechamento desse trecho da arquibancada por um jogo. Quatro jogadores do PSG, entre eles Randal Kolo Muani e Ousmane Dembele, foram suspensos por um jogo por terem se juntado aos cânticos após a partida, que terminou com vitória do time da casa por 4 a 0.

O advogado das associações LGBT+ informou que os autores do processo consideram que, "na transmissão ao vivo do conteúdo, a emissora não é responsável pelos fatos", mas existe uma responsabilidade na retransmissão do jogo. Os assinantes da Amazon Prime podem rever o jogo e ouvir os cânticos homofóbicos dos torcedores.

"Este processo contra a Amazon tem como objetivo lutar contra a banalização da homofobia no futebol", declarou Julien Pontes, porta-voz do Rouge Direct, um dos coletivos que abriram a ação.

Em maio de 2023, estas organizações já tinham processado a Amazon Prime por um caso similar. Na ocasião, a plataforma se comprometeu a implementar medidas para não voltar a transmitir cânticos homofóbicos, "uma promessa que, infelizmente, não se cumpriu", lamentaram as associações.

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter