Logo Folha de Pernambuco

Surfe

Mundial de Surfe: Americano bate Filipe Toledo na final da etapa de El Salvador

Com segundo lugar, brasileiro se mantém no topo do ranking mundial da WSL

Filipe Toledo, surfista brasileiroFilipe Toledo, surfista brasileiro - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O brasileiro Filipe Toledo foi superado, neste sábado, pelo americano Griffin Colapinto na final da sétima etapa do circuito mundial. Foi a quarta final de Filipinho em 2022. Apesar da derrota, o surfista se mantém no topo do ranking mundial.

O título foi decidido na última onda do americano, que conseguiu virar o placar até então favorável ao brasileiro. Filipinho recebeu a maior nota na final com 9,57.

Em busca do seu primeiro título mundial, Filipinho ainda tem mais três etapas para se consolidar no topo e confirmar a presença na WSL Finals, em Trestles, em setembro. A próxima disputa será em Saquarema, a partir do dia 24, que retorna ao calendário da elite do surfe.

Filipinho chegou à final após bater o o atual campeão olímpico Ítalo Ferreira na semifinal. O atual número um do mundo voou para conseguir uma nota 9,7 e não deu chances de virada ao compatriota.

A final só não foi 100% brasileira porque Gabriel Medina foi superado por Griffin Colapinto numa disputa acirradíssima até o fim na primeira semifinal. A nota da melhor manobra do surfista brasileiro foi muito contestada.

Nas redes sociais, Medina publicou uma mensagem misteriosa. Na entrevista à organização, ele disse estar muito satisfeito com a performance em El Salvador.

Na final feminina, a australiana Stephanie Gilmore bateu a americana Lakey Peterson, de virada, no fim da bateria.

Veja também

Newsletter