Ana Sátila fatura ouro inédito na Copa do Mundo de Canoagem
Com a marca de 93s64, ela foi a mais rápida na prova da canoagem individual (C1)
O Brasil voltou a subir ao pódio neste domingo (18) na Copa do Mundo de Canoagem, em Tacen (Eslovênia), e desta vez no degrau mais alto. A mineira Ana Sátila venceu com sobra a prova da categoria C1 (canoa individual) e conquistou o ouro. Sátila foi veloz: com a marca de 93 segundos e 64 centésimos, abriu vantagem de 1s73 em relação à segunda colocada, a francesa Lucie Prioux, que levou a prata.
O bronze ficou com a norte-americana Evy Leibfarth. No sábado (17), o paulista Pedro Gonçalves, mais conhecido como Pepê, já havia conquistado o bronze no K1 (caiaque individual).
“Estou muito contente com o resultado, sair daqui com uma medalha de ouro é muito importante pra mim. No sábado, eu tinha competido pelo K1 e perdi a última baliza, superei o erro e coloquei forças para buscar esse ouro. As medalhas de Pepê também me inspiraram para conquistar essa hoje”, disse a atleta, em depoimento ao site da Confederação Brasileira de Canoagem.
Esta é a primeira competição da equipe brasileira após paralisação das disputas internacionais, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com o ouro deste domingo, Sátila passou a colecionar cinco medalhas em Copas do Mundo: a atleta já tinha duas pratas no K1 e dois bronzes no C1. Na prova do K1, ela foi a mais rápida, mas acabou penalizada ao não passar pela penúltima baliza - teve um acréscimo de 50s no tempo - e terminou a prova em nono lugar.
Outros dois brasileiros competiram em Tacen, neste domingo. Felipe Borges terminou em 12º lugar no C1 (canoa individual), enquanto Mathieu Desnos ficou em 17º lugar na prova do K1 (caiaque individual).